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Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS HENRIQUE DE LIMA MALACCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS HENRIQUE DE LIMA MALACCO
DATA : 12/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vnc-yxfw-rzq
TÍTULO:

Otimização da Eficiência Promocional em Redes Varejistas: Uma Abordagem Híbrida Multicritério Baseada no Analytic Hierarchy Process para Seleção Estratégica de Produtos


PALAVRAS-CHAVES:

Seleção de Produtos, Campanhas Promocionais, AHP, Tomada de Decisão Multicritério


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Este estudo propõe um método estruturado para a seleção otimizada do mix de produtos em campanhas promocionais de redes varejistas, com foco na maximização da eficiência promocional de acordo com os objetivos estratégicos da companhia. A proposta utiliza uma metodologia que combina a aplicação inicial do Analytic Hierarchy Process (AHP) com um sistema de rateio baseado na participação dos produtos, sendo aplicável a diferentes portes de operação, incluindo grandes grupos como o Carrefour Brasil. Tradicionalmente, a escolha de produtos em campanhas é baseada em critérios subjetivos, dependente da experiência ou intuição dos gestores, o que pode comprometer os resultados. Ao adotar uma abordagem orientada por dados, o modelo permite hierarquizar critérios de decisão utilizando a primeira parte do AHP, adaptando o método para lidar com o grande volume de Stock Keeping Units ( SKUs) característico do varejo. O método desenvolvido utiliza a escala de Saaty para construção da matriz de comparação, seguida pela matriz normalizada, cálculo do lambda máximo, índice de consistência e razão de consistência para validação do processo. A inovação metodológica consiste em aplicar a estrutura do AHP apenas para definição dos pesos dos critérios (como venda, margem e quantidade), e então expandir a análise para todos os itens que compõem o portfólio da empresa através de um sistema de rateio. Para cada item, calcula-se sua participação relativa em cada critério (por exemplo, quanto representa nas vendas totais, na margem total e na quantidade total), multiplicando-se então pelo peso do respectivo critério determinado pelo AHP. A análise resulta em um processo decisório mais robusto, capaz de considerar múltiplas variáveis e ranquear os produtos de acordo com sua contribuição ponderada para os objetivos da campanha. O método permite que os gestores selecionem precisamente o número desejado de itens (5, 10, 15, 20 ou mais) com maior potencial de retorno sobre o investimento promocional. A abordagem proposta contribui para mitigar incertezas e aumentar a rentabilidade, as vendas e a atratividade da rede varejista, tornando-se uma ferramenta essencial na consolidação da competitividade em um mercado dinâmico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1311349 - ALEXANDRE FERREIRA DE PINHO
Interno - 6394717 - JOSE ARNALDO BARRA MONTEVECHI
Interno - 2246351 - RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 15:18
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