BUSINESS AGILITY: Inovação na gestão de mudanças para facilitar a adoção de abordagens operacionais ágeis em uma empresa aeronáutica brasileira
Business Agility; Gestão de mudanças; Transformação ágil; Inovação.
Em um mercado caracterizado pela constante expansão e intensa competitividade, a
adoção de estratégias ágeis e inovadoras tornou-se uma necessidade para
organizações que buscam adaptabilidade e vantagem competitiva. Este estudo tem
como objetivo realizar uma análise crítica das principais metodologias de Change
Management, propondo, com base nesses referenciais, uma alternativa ágil e
robusta, destinada a organizações que praticam ou estão em transição para o
conceito de governança ágil, conhecido como Business Agility. Para isso, adota-se a
metodologia de pesquisa-ação, que permite uma abordagem cíclica e prática,
contemplando o planejamento, a coleta e a análise de dados, o desenvolvimento de
um plano de ação estratégico, a implementação de intervenções e a avaliação dos
resultados obtidos. A investigação é conduzida em uma empresa do setor
aeronáutico, cenário que oferece um campo apropriado para avaliar a aplicabilidade
e a eficácia da proposta metodológica. Espera-se que este estudo contribua com
uma ferramenta prática de Change Management que seja flexível, mas
suficientemente estruturada para responder às demandas das organizações em
contextos de alta complexidade e agilidade.