Otimização do processo de encapsulamento de indutores de potência em substituição ao processo de filament winding
compósitos, fibra de vidro, epóxi
Os chamados compósitos híbridos são caracterizados pela presença de dois ou mais materiais de reforço, mantendo interação mecânica e térmica entre si. Esta configuração será o foco do trabalho, buscando otimização do processo de encapsulamento de fios de alumínio, isolados eletricamente com fitas de material termoplástico, através do uso de diferentes materiais de reforço mecânico, mantendo suas características de isolamento elétrico. Neste sentido define-se a seguir as etapas do estudo para caracterização dos materiais sob análise, onde reforços de fibra de vidro sob formato de roving e algumas configurações de tecido de fibra de vidro dentre elas plain weave , satin e tecido unidirecional foram empregados nos estudos. O comportamento destes reforços foi analisado após processo de impregnação com sistema de resina epóxi com acelerador 2E4MZ (2- Etil4-Imidazol) à proporção de 100:1,8.
Alterações no ciclo de cura também foram avaliadas, entre 30horas à temperatura ambiente e posterior 12horas a 120°C e 120horas a temperatura ambiente e 12h a 120°C com objetivo de investigar possíveis variações em suas propriedades mecânicas oriundas do processo de fabricação de indutores de potência.
Diversos ensaios de caracterização de materiais foram empregados a fim de identificar combinações de reforços e ciclo de cura que resultem nas melhores propriedades mecânicas finais.