PPG-EME COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUÍS PEDRO VIEIRA VIDIGAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUÍS PEDRO VIEIRA VIDIGAL
DATA : 29/08/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/wqa-qtqy-pqp
TÍTULO:

Estudo computacional da calibração e substituição do gás natural veicular por biometano em um motor de ignição por centelha e seu impacto no setor de mobilidade urbana brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

Biometano. Motores de Combustão Interna. Gás Natural Veicular. Modelagem Computacional.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

A intensificação das mudanças climáticas e a deterioração da qualidade do ar demandam soluções energéticas sustentáveis que conciliem a mobilidade veicular com a mitigação das emissões de poluentes e gases de efeito estufa. Entre as alternativas, o biometano desponta como substituto viável ao gás natural veicular (GNV), devido à similaridade de suas propriedades físico-químicas e ao seu potencial de reduzir emissões sem a necessidade de mudanças estruturais na infraestrutura de abastecimento. Neste trabalho, desenvolveu-se, por meio de simulações numéricas no software GT-SUITE®, a calibração de um motor de ignição por centelha empregado comercialmente em veículos leves originalmente projetado para GNV. O estudo contemplou tanto a substituição direta do combustível quanto a calibração otimizada do avanço de ignição para maximizar o desempenho e minimizar emissões. Tais modificações são consideradas factíveis, pois não requerem modificações físicas no motor, mas sim, uma modificação do mapa do motor na central eletrônica. Na substituição direta, sem ajustes de calibração, não observaram-se perdas significativas de torque e potência, registrando-se reduções de até 1,94% em CO2, 4,03% em CO e 2,26% em NOx. Com a calibração do avanço de ignição, reduzido de 1° a 3° de atraso em relação ao GNV, obteve-se melhoria de desempenho, com ganhos de potência e eficiência térmica, além de reduções adicionais de emissões, alcançando 2,30% para CO2, 4,48% para CO e 1,64% para NOx. A análise em escala nacional indicou que a substituição integral do GNV por biometano na frota brasileira poderia mitigar até 79,51 mil toneladas de CO2 e 18,12 mil toneladas de NOx por ano. Avaliou-se a demanda energética associada ao processo de purificação, evidenciando que a viabilidade técnica deve ser acompanhada de políticas públicas e legislações específicas que incentivem a produção e uso veicular do biometano. Os resultados demonstram que o biometano, especialmente com calibração adequada, é uma alternativa competitiva e ambientalmente vantajosa frente ao GNV, contribuindo para a descarbonização do setor de transportes e para a valorização de resíduos orgânicos no Brasil. A implementação dessa tecnologia, aliada a mecanismos regulatórios de incentivo, pode ampliar a participação de combustíveis renováveis na matriz energética e reduzir significativamente a poluição atmosférica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1844454 - CHRISTIAN JEREMI CORONADO RODRIGUEZ
Externo ao Programa - 1142996 - LOURIVAL JORGE MENDES NETO - UNIFEIExterna ao Programa - 1549104 - REGINA MAMBELI BARROS - UNIFEIExterno ao Programa - ***.462.086-** - ROBERTO BERLINI RODRIGUES DA COSTA - CA
Externa à Instituição - ANA PAULA MATTOS - UFPA
Externo à Instituição - CELSO EDUARDO TUNA - UNESP
Externo à Instituição - CAIO HENRIQUE RUFINO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 17:18
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