PRPPG32003013010F1 PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2017
Dissertações
1
  • MAIRA CAROLINE DEFENDI OLIVEIRA
  • Proposta de uma Sequência Didática para o Ensino Médio sobre Doenças Contagiosas causadas por Micro-Organismos fundamentada na Perspectiva CTS

  • Orientador : ALICE ASSIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE ASSIS
  • ISABEL CRISTINA DE CASTRO MONTEIRO
  • SILMAR ANTÔNIO TRAVAIN
  • Data: 20/04/2017

  • Mostrar Resumo
  • Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e
    responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de
    hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas
    brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os
    conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente
    trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula,
    mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada
    uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e
    objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de
    biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O
    desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se
    como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao
    desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares
    Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a
    teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de
    tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da
    autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre
    questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS


  • Mostrar Abstract
  • Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e
    responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias de
    hoje. Entretanto, não são frequentes relatos de trabalhos nessa perspectiva em escolas
    brasileiras, e sim, um ensino que valoriza a memorização de informações, abordando os
    conteúdos de maneira fragmentada e fora do contexto social do aluno. Sendo assim, no presente
    trabalho, busca-se refletir acerca das implicações da utilização do enfoque CTS em sala de aula,
    mediante o uso de diversas estratégias metodológicas de ensino. Nesse contexto, é realizada
    uma pesquisa bibliográfica acerca desse movimento, buscando-se compreender sua história e
    objetivos, bem como foi elaborada uma Sequência Didática (SD) para ser usada em aulas de
    biologia, no 2º ano do Ensino Médio, sobre o conteúdo Doenças Negligenciadas. O
    desenvolvimento de cada etapa dessa SD foi apresentado de forma detalhada, indicando-se
    como cada atividade se articula ao que é proposto pelo movimento CTS e se vincula ao
    desenvolvimento de habilidades e competências ressaltadas pelos Parâmetros Curriculares
    Nacionais (PCN). Além disso, destaca-se a importância de que a SD seja aplicada segundo a
    teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento de
    tais habilidades e competências, o senso crítico e a reflexão, bem como a construção da
    autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre
    questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS

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