danielle aparecida reis leite

IFQ - INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA

Produção Intelectual

Artigos (17)

  • 2023, José Constâncio de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite , Mapeamento dos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ISSN: 21751609
  • 2023, Marcelo Alves dos Santos Júnior, Harumi Adriane Hiraichi, Laura Maria Pedroso de Lacerda, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite , A divulgação da ciência no rádio: desvendando e entendendo a Física presente no dia a dia, ISSN: 25954520
  • 2022, Natália Carolina Ribeiro de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite , Educação ambiental e ensino de física: articulações construídas pela produção acadêmica brasileira, ISSN: 15791513
  • 2022, Jordana Oliveira Borges, Danielle Aparecida Reis Leite , A Temática Ambiental no Ensino Superior: abordagens propostas em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ISSN: 2177580X
  • 2022, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, Yasmin Roberta de Oliveira , Proposta de um jogo didático para a abordar o tema "Mulheres na ciência" na Educação Básica, ISSN: 19836430
  • 2021, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva , Abordagens para a temática ambiental em cursos de Licenciatura em Física, ISSN: 1980850X
  • 2021, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva , Motivations and challenges on the inclusion of environmental topics in Brazilian physics teacher education courses, ISSN: 13616552
  • 2020, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva , A temática ambiental nos cursos de Licenciatura em Física de Instituições de Ensino Superior públicas situadas no estado de São Paulo, ISSN: 18065104
  • 2020, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva , O tema mudanças climáticas em teses e dissertações brasileiras de Educação Ambiental, ISSN: 25258923
  • 2020, Danielle Aparecida Reis Leite , A educação ambiental em cursos de formação inicial de professores: análise de projetos pedagógicos de dois cursos de licenciatura em Física, ISSN: 21751609
  • 2019, Danielle Aparecida Reis Leite , O processo educativo e os problemas socioambientais: oportunidades para uma perspectiva complexa, ISSN: 01008307
  • 2018, Danielle Aparecida Reis Leite, Dayane dos Santos Silva , A Natureza da Ciência e a formação de professores: análise de uma proposta didática desenvolvida em um curso de Licenciatura em Física, ISSN: 19822413
  • 2017, Danielle Aparecida Reis Leite , A universitarização dos cursos de formação inicial de professores da educação básica... / The universitization of initial training courses of basic education teachers..., ISSN: 21789770
  • 2016, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva , Mapeamento das dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental que tratam do tema Mudanças Climáticas, ISSN: 15171256
  • 2016, Cristiane Magalhães Bissaco, Deise Machado da Silva, Danielle Aparecida Reis Leite , Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente., ISSN: 15171256
  • 2016, Danielle Aparecida Reis Leite, SILVA, LUCIANO FERNANDES , Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema 'mudanças climáticas', ISSN: 1980850X
  • 2015, Danielle Aparecida Reis Leite, SILVA, LUCIANO FERNANDES, FIGUEIREDO, NEWTON , As complexidades inerentes ao tema 'mudanças climáticas': desafios e perspectivas para o ensino de física, ISSN: 19832117

Publicação em Eventos (73)

  • 2023, Wellington Lorena da Silva, Danielle Aparecida Reis Leite, Ensino de álgebra baseado em funções: uma experiência didática com Geogebra, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Resumo
  • 2023, Karen Beatriz Marcondes dos Santos, Jovana Aparecida Gonçalves, Anderson Marcelo Gomes, Danielle Aparecida Reis Leite, Sequência Didática Interdisciplinar: O problema do Rio Sapucaí em Itajubá-MG, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Trabalho Completo
  • 2023, Sergio Augusto Borges da Hora, André Luiz Pereira Teixeira da Silva, Reginaldo Ferreira, Danielle Aparecida Reis Leite, Proposta de uma sequência didática interdisciplinar na perspectiva de abordagem temática: construindo um sistema de segurança com materiais de baixo custo, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Resumo
  • 2023, Paulo Henrique Narciso da Silva, Frederico Junior Torres de Souza, Reginaldo Ferreira, Danielle Aparecida Reis Leite, Uma sequência didática interdisciplinar elaborada a partir da abordagem temática, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Resumo
  • 2023, Isaac Silva de Lima, Carlos Flávio Daniel de Paiva, Reginaldo Ferreira, Danielle Aparecida Reis Leite, O problema no trânsito na região da E.E João XXIII: construção de um semáforo inteligente utilizando Arduino, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Resumo
  • 2023, Karoline Vieira Fernandes, Isabella Vitória Santos Ribeiro, Anderson Marcelo Gomes, Danielle Aparecida Reis Leite, De onde vem a água que abastece a minha casa?: o trabalho pedagógico com temas em uma perspectiva interdisciplinar, IX Encontro Nacional das Licenciaturas e VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, Trabalho Completo
  • 2023, Keriton Lopes da Silva, Luiz Guilherme Antônio Cortez, Cristina Cândida de Macedo, Danielle Aparecida Reis Leite, Abordagem temática e interdisciplinaridade: uma sequência didática elaborada a partir do tema ?mobildiade urbana?, XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2023, Danielle Aparecida Reis Leite, Dayane dos Santos Silva, A inserção das questões socioambientais na educação básica via Abordagem Temática: um estudo a partir dos trabalhos publicados no SNEF, XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2023, Daniella Dias, Ronald de Oliveira Junior, Joana Barnabé, Guilherme Santos, Cristina Cândida de Macedo, Danielle Aparecida Reis Leite, Proposta de uma sequência didática interdisciplinar a partir de uma temática socioambiental, XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2023, Davi Ribeiro Gusmão, João Augusto Nobre, Danielle Aparecida Reis Leite, Anderson Marcelo Gomes, O que é energia elétrica: produção, distribuição e consumo, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, Lucas Pacca, Jeane Goulart, Reginaldo Ferreira, Danielle Aparecida Reis Leite, Sequência didática interdisciplinar na perspectiva da abordagem temática: construindo um sistema automático para irrigação do solo, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, Mariana Balsante, Danielle Aparecida Reis Leite, Análise de uma coleção de livros de ciências do Ensino Fundamental II em busca de conceitos de Astronomia, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, Guilherme Santos, Joana Barnabé, Cristina Cândida de Macedo, Danielle Aparecida Reis Leite, Atividade prática sobre sólidos geométricos: relato de uma experiência vivenciada no PIBID, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, Ana Luiza Mota, Daniel dias Petermann, Danielle Aparecida Reis Leite, Anderson Marcelo Gomes, O peso do lixo no meio ambiente: uma proposta para abordagem do tema ?produção de resíduos sólidos? no Ensino Fundamental II, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, André Luiz Pereira Teixeira da Silva, Sergio Augusto Borges da Hora, Danielle Aparecida Reis Leite, Reginaldo Ferreira, Energia solar e o seu consumo: construindo um carregador de celular portátil com placas fotovoltaicas, IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2023, Henrique Gonçalves de Souza, Danielle Aparecida Reis Leite, A Temática Ambiental na Base Nacional Comum Curricular, XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, Trabalho Completo
  • 2023, Danielle Aparecida Reis Leite, A trajetória na Pós-graduação: impactos na vida pessoal e profissional, 20 anos do PPGE/UNESP/Rio Claro: História-Memória-Perspectivas, Outros
  • 2022, Mariana Balsante, Danielle Aparecida Reis Leite, O uso de literatura no ensino de ciências: potencialidades e desafios em trabalhos do ENPEC, III Simpósio Internacional de Educação em Ciências, Resumo
  • 2021, Marcos Vinícius de Oliveira Firmino, Antonio Barbosa dos Santos Junior, Danielle Aparecida Reis Leite, Uma proposta didática para introduzir tópicos de termologia e natureza da ciência em aulas de Física através de materiais de divulgação científica sobre o Coronavírus, XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Antônio Carlos Leite, Danielle Aparecida Reis Leite, O ensino de astronomia no cenário da pandemia: um olhar para os Planos de Estudos Tutorados da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Yasmin Roberta de Oliveira, Milleny Lima de Oliveira, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, Mulheres na ciência: análise de uma coleção de livros didáticos de Física do Ensino Médio, XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Tainara Rafaela Cescate, Pablo Araujo Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite, Thainnã Alves Spirandeli, Lucas Alexandre Zanotto dos Santos, As concepções dos alunos ingressantes do curso de licenciatura em física da UFTM sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, João Pedro Rocha, Danielle Aparecida Reis Leite, Compreensões de egressos do curso de licenciatura em física da UFTM sobre as interações CTS, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, Bruna Gabriela Alves Maia, Graciela Mendes de Melo Camacho, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, A eletrostática no ensino remoto: uma abordagem freireana baseada nos Três Momentos Pedagógicos, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, Júlia Eduarda Guimarães Gomes, Pablo Araujo Oliveira, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, PIBID e o ensino remoto: construção e implementação de uma sequência didática a partir dos Três Momentos Pedagógicos, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, Antônio Carlos Leite, Danielle Aparecida Reis Leite, A construção da identidade do professor: uma reflexão a partir de experiências formativas, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, Bruno Caliel Fernandes Leandro, João Lucas Quirino Vieira de Morais, Danielle Aparecida Reis Leite, Os desafios do ensino de energia potencial gravitacional no ensino remoto: relato de uma experiência vivida no PIBID, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Lara de Oliveira Bento, Leonardo Freitas Salomão, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, A física nos carros: os Três Momentos Pedagógicos como metodologia de ensino, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Matheus Alves Cardoso de Barcelos, Julia Alves de Souza Moreira, Danielle Aparecida Reis Leite, A energia potencial gravitacional no ensino médio: uma atividade didática dialógica utilizando mídias sociais, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, Pedro Henrique Barberato Ribeiro, Leonardo Gabriel Zanardi, Sabrina Eleutério Alves, Danielle Aparecida Reis Leite, Desafios e potencialidades do PIBID-subprojeto de física no período de ensino remoto, II Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2021, , JORNADA DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E EDUCAÇÃO (ICENE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO -UFTM: VIDA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19, 9º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos,
  • 2021, , MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RELACIONADAS AO ENSINO DE FÍSICA, XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2021, , A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA, XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2021, , O ensino de astronomia proposto pela Base Nacional Comum Curricular, XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2021, , A complexidade e as questões socioambientais: caminhos de articulação no ensino de ciências, I Seminário de Educação Ambiental,
  • 2021, , Mulheres na Ciência: por que ainda somos invisíveis?, Educação em Questão,
  • 2021, , O licenciado em Física e o Mercado de Trabalho: anseios, angústias e possibilidades, II Jornada das Licenciaturas do Icene,
  • 2020, Danielle Aparecida Reis Leite, SILVA, LUCIANO FERNANDES, Temática ambiental no ensino superior: possibilidades para a formação do professor de física, XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2020, João Vitor Lopes da Silva, Harumi Adriane Hiraichi, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Natália Bueno Leite Slade, Construção de Propostas de Ensino Interdisciplinares de temas contemporâneos de ciências: uma parceria de professores em formação e em exercício, 6a Jornada Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFTM, Resumo
  • 2020, , A física do cotidiano, Ensino de Ciências da Natureza: teorias e métodos,
  • 2020, , Educação em Ciências e Temática Ambiental: elementos para o desenvolvimento de uma visão complexa, I Web Seminários Interdisciplinares,
  • 2020, Laura Maria Pedroso de Lacerda, Danielle Aparecida Reis Leite, O Diário da Prática Pedagógica na formação inicial de professores: uma proposta para o curso de Licenciatura em Física da UFTM, 6a JIEPE - Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo
  • 2020, Natália Carolina Ribeiro de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite, Mapeamento de teses e dissertações de educação ambiental relacionadas ao ensino de física, XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, , A mudança do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Física, Dia do Físico "Milton Taidi Sonoda": 10 anos do curso de Licenciatura em Física da UFTM,
  • 2019, , Relações entre a Educação Ambiental e o Enfoque CTS: análise de dissertações e teses, XII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2019, , O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA LOCALIZADAS EM UBERABA - MG, I Encontro Mineiro de Ensino de Física,
  • 2019, , O QUE SABEMOS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR? UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A INSERÇÃO DE TEMAS ATUAIS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, I Encontro Mineiro de Ensino de Física,
  • 2019, , TEMAS ATUAIS DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR CENTRADO NO TEMA RADIOATIVIDADE, I Encontro Mineiro de Ensino de Física,
  • 2019, , A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO-COSMOLÓGICO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL, I Encontro Mineiro de Ensino de Física,
  • 2019, Harumi Adriane Hiraichi, Sarah Dornellas Gomes, Micaela De Oliveira Ribeiro, Thiago Miranda de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite, O que sabemos sobre a energia nuclear? Uma proposta interdisciplinar para a inserção de temas atuais de ciências na educação básica, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2019, Jordana Oliveira Borges, Eliziane Moreira Garcia Pimenta, Pedro Henrique Gilberti Malaquia, Nara Fernandes Leite da Silva, Danielle Aparecida Reis Leite, Temas atuais de Ciência na Educação Básica: uma proposta de ensino interdisciplinar centrado no tema radiação, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2019, Natália Carolina Ribeiro de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite, A construção do pensamento Científico-Cosmológico e suas aplicações no Ensino Fundamental, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2019, Adriano Dregédio, Danielle Aparecida Reis Leite, Danielle Beatriz de Souza Borges, O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas localizadas em Uberaba ? MG, I Encontro Mineiro de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, Danielle Aparecida Reis Leite, Dayane dos Santos Silva, Relações entre a Educação Ambiental e o enfoque CTS: análise de dissertações e teses, XII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2018, , Abordagens de alguns elementos de História e Filosofia da Ciência pelos grandes projetos de ensino de Física: análise do FAI (Física Auto Instrutiva) e PSSC (Physical Science Study Committee), XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2018, , O Conteúdo Básico Comum e a Astronomia: possibilidades e sugestões para aulas de Física, XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física,
  • 2018, Harumi Adriane Hiraichi, Danielle Aparecida Reis Leite, Marcos Vinícius de Oliveira Firmino, Marcelo Alves dos Santos Júnior, A abordagem de alguns elementos de História e Filosofia da Ciência pelos Grandes Projetos de Ensino de Física: análise do FAI (Física Auto Instrutivo) e PSSC (Physical Science Study Committee), XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2017, Danielle Aparecida Reis Leite, A ?Dinâmica da Coisa?: desconstruindo concepções equivocadas sobre a Natureza da Ciência, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva, As complexidades do fenômeno ?mudanças climáticas?: análise de teses e dissertações de educação ambiental, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2017, , As complexidades do fenômeno mudanças climáticas: análise de teses e dissertações de educação ambiental, XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
  • 2017, Nilton Siqueira Neto, Gabriella Teresinha Lima Teixeira, Maria Juliana Peron Pavan, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Uma sequência didática centrada nos três momentos pedagógicos: relato de uma experiência vivida por professores em formação inicial, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Harumi Adriane Hiraichi, Denílson Facioli de Carvalho, Filipe Ferreira Paulo, Joao Henrique Cirilo Bocchi, Leonardo Aleixo Rodrigues, Lilliam Moreira Menezes, Ricardo André Ferreira de Oliveira Santos, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Física e Artes: o tema música abordado em uma perspectiva dialógica e interdisciplinar, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Gabriella Teresinha Lima Teixeira, Nilton Siqueira Neto, Danielle Aparecida Reis Leite, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Maria Juliana Peron Pavan, O Efeito Estufa e o Ensino de Física: uma proposta para a inserção da temática ambiental na educação básica, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Arion Sigwaldo Schnorr, Gabriel Garcia Pelegrina Silva, Romulo Ramunch Mourão Silva, Maria Juliana Peron Pavan, Danielle Aparecida Reis Leite, Nilva Lúcia Lombardi Sales, As dificuldades dos alunos e o que é exigido no Enem: um estudo de caso norteador para as propostas do PIBID-Física, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Marcelo Alves dos Santos Júnior, Harumi Adriane Hiraichi, Laura Maria Pedroso de Lacerda, Natália Carolina Ribeiro de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite, Da escola para a rádio: a construção de um material de divulgação cientifica sobre a física do dia a dia, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, , Formação de professores: desafios e possibilidades, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física,
  • 2017, , O Eletromagnetismo segundo uma abordagem histórica e filosófica: Análise de trabalhos apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física, XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física,
  • 2017, , Conteúdo Básico Comum: articulações entre a Física e a temática ambiental estabelecidas pela proposta curricular de Minas Gerais, IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental,
  • 2017, Danielle Aparecida Reis Leite, ?Conteúdo Básico Comum?: articulações entre a Física e a Educação Ambiental estabelecidas pela proposta curricular de Minas Gerais, Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental?, Trabalho Completo
  • 2017, Harumi Adriane Hiraichi, Danielle Aparecida Reis Leite, Nilva Lúcia Lombardi Sales, A contribuição de Paulo Freire no desenvolvimento de atividades do PIBID Física-UFTM, I Jornada Freireana: 'Freire e um novo Ensino Médio', Resumo
  • 2017, Ricardo André Ferreira de Oliveira Santos, Harumi Adriane Hiraichi, Lilliam Moreira Menezes, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Trabalhando o conceito de inércia em atividades problematizadoras: Analisando duas experiências distintas, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2017, Leonardo Aleixo Rodrigues, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Relato de experiência: os Três Momentos Pedagógicos como ferramenta de ensino de máquinas térmicas, VI Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, Resumo
  • 2015, , A temática ambiental e a construção de valores na Educação Infantil: valores ambientalmente desejáveis, A temática ambiental e a construção de valores na Educação Infantil,

Capítulos de Livros (1)

  • 2022, A apropriação dos Três Momentos Pedagógicos como metodologia de ensino: análise de sequências didáticas produzidas no Pibid-Física da UFTM, O ensino de física no âmbito educacional brasileiro[recurso eletrônico]: perspectivas, reflexões e abordagens, Danielle Aparecida Reis Leite, Romulo Ramunch Mourão Silva, Sabrina Eleutério Alves

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2017, Seleção para professor substituto - conjunto de disciplinas da área de Física (edital 29/2017), Elias Oliveira Serqueira, Danielle Aparecida Reis Leite, Anderson Barbosa Lima
  • 2016, Seleção para professor substituto - conjunto de disciplinas da área de Ensino de Física (edital 27/2016), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Maria Cristina R Cohen, Danielle Aparecida Reis Leite

Participações em Bancas de Cursos (50)

  • 2024, Qualificação Doutorado UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ESCOLAS: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL (1981-2020), Fabiana Mara de Oliveira
  • 2023, Dissertação Mestrado Conhecimentos acerca do enfoque CTS manifestados por licenciandos em projetos interdisciplinares, Harumi Adriane Hiraichi
  • 2023, Tese Doutorado Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental, Rodrigo Acácio Matos de Araújo
  • 2023, Dissertação Mestrado A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares da Secretaria Regional de Ensino de Itajubá, ELISANDRA APARECIDA SILVA FERNANDES
  • 2023, Dissertação Mestrado Contribuições do Mutirão, enquanto prática social Geraizeira, para o Ensino de Ciências no/do/para o Campo, DANIEL SEVERINO DIAS
  • 2023, Dissertação Mestrado O CONHECIMENTO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2015: SUA RELAÇÃO COM AS EMENTAS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFTM, CAMPUS UBERABA, JUNFANLEE MANOEL OLIVEIRA FELICIANO
  • 2023, Monografia Graduação Propostas de trabalhos educativos promovidos por setores organizados da sociedade civil: um estudo de projetos desenvolvidos pela EMATER-MG, Maria Vitória de Paula Costa
  • 2023, Monografia Graduação Relevância de bolsas para permanência de licenciandos em física e química da UFTM, Graciela Mendes Camacho
  • 2023, Dissertação Mestrado Educação ambiental nos Programas de Pós-Graduação em Educação: séries Iniciais, GABRIELA BRITO VIANA
  • 2023, Dissertação Mestrado Evolução biológica e mídia-educação: problematizando uma sequência didática, Blendon Dias Camargo
  • 2023, Monografia Graduação O processo de educacao ambiental viabilizado pela empresa Usiminas: uma analise acerca do Projeto Xerimbabo, GABRIEL ANDRADE SILVA
  • 2023, Monografia Graduação Propostas de Trabalhos Educativos Promovidos por Setores Organizados da Sociedade Civil: um estudo de projetos desenvolvidos pela EMATER-MG, MARIA VITORIA DE PAULA COSTA
  • 2023, Monografia Graduação A segunda chance de Patuyio: elaboracao de um material paradidatico a partir do tema “habitabilidade planetaria”, MARIANA BALSANTE
  • 2023, Qualificação Mestrado A temática ambiental e o processo educativo: um estudo de uma escola pautada na pedagogia Montessoriana, MARIANA BATISTA DE SOUZA
  • 2023, Qualificação Mestrado Ensino de Química e a temática ambiental: um mapeamento do que dizem as teses e dissertações do projeto EARTE, VIVIANE CRISTINA CAMPOS
  • 2023, Qualificação Mestrado A Educação Ambiental em diálogo com a língua portuguesa: uma análise da produção de teses e dissertações, LUCIANA LEITE DE SOUZA
  • 2023, Dissertação Mestrado A TEMATICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS: UM ESTUDO REALIZADO COM DIRETORES DE UNIDADES ESCOLARES DA SECRETARIA REGIONAL DE ENSINO DE ITAJUBA, ELISANDRA APARECIDA SILVA FERNANDES
  • 2023, Qualificação Mestrado Educação Ambiental nos Programas de Pós-Graduação em Educação: anos iniciais do Ensino Fundamental, GABRIELA BRITO VIANA
  • 2023, Qualificação Mestrado CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS GERAIZEIROS NO USO E CONSERVAÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO, DANIEL SEVERINO DIAS
  • 2022, Dissertação Mestrado A inserção da Temática Ambiental nos cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, Janaína Roberta dos Santos, SILVA, LUCIANO FERNANDES, Eliane Matesco Cristóvão, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2022, O conhecimento nas novas diretrizes curriculares nacionais: sua relação com as ementas da licenciatura em química da UFTM, Campus Uberaba, Janaína Farias de Ornellas, Danielle Aparecida Reis Leite, Pedro Donizete Colombo Júnior
  • 2022, A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares da Secretaria Regional de Ensino de Itajubá, Luciano Fernandes Silva, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2022, Qualificação Mestrado Análise dos conhecimentos sobre abordagens CTS manifestado por licenciandos em processo de construção de projetos interdisciplinares, João Ricardo Neves da Silva, Nataly Carvalho Lopes, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2022, Monografia Graduação Características discursivas de fake news pseudocientíficas, Esdras Viggiano, Natália Bueno Leite Slade, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2022, Monografia Graduação Educação ambiental e o ensino de física: possibilidades de articulação presentes na Base Nacional Comum Curricular, Danielle Aparecida Reis Leite, Esdras Viggiano, Catarina Teixeira
  • 2022, Qualificação Mestrado A inserção da temática Saúde nos cursos de formação de professores em Ciências Biológicas das Instituições Públicas de Ensino Superior do Sul de Minas Gerais, Janaína Roberta dos Santos, João Ricardo Neves da Silva, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2022, Monografia Graduação Relacoes CTSA e educacao nao formal: uma pesquisa bibliografica no ensino de quimica, MICHELE DOS SANTOS VILAS BÔAS
  • 2021, Monografia Graduação Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Física-Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: análise das pesquisas construídas em sua primeira década, Danielle Aparecida Reis Leite, Natália Bueno Leite Slade, Esdras Viggiano
  • 2021, Monografia Graduação As disciplinas Integradoras do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba, Janaína Farias de Ornellas, Danielle Aparecida Reis Leite, Esdras Viggiano
  • 2021, Monografia Graduação Um olhar para os egressos do curso de licenciatura em física da UFTM, Esdras Viggiano, Natália Bueno Leite Slade, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2021, Monografia Graduação Estágio curricular supervisionado e a formação inicial docente: perspectivas no contexto da pandemia, Catarina Teixeira, Diogenes Valdanha, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2021, Monografia Graduação Um panorama do enfoque sobre Meio Ambiente em livros didáticos do Ensino Fundamental II, Fernanda Andrade, Catarina Teixeira, Diogenes Valdanha, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2021, Dissertação Mestrado ?O uso do cotidiano nas dissertações do programa de MNPEF voltadas para a Educação de Jovens e Adultos?, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva, Ana Paula Damato Bemfeito, Agenor Pina
  • 2021, Dissertação Mestrado Aprendendo a ser professor de Física através do desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir de temas, Luciano Fernandes Silva, Danielle Aparecida Reis Leite, João Ricardo Neves da Silva
  • 2020, Os sentidos do uso do cotidiano nas dissertações do Programa de MNPEF voltadas para a Educação de Jovens e Adultos, Ana Paula Damato Bemfeito, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva, Agenor Pina
  • 2020, A ludicidade e a capoeira na constituição do Saber Pedagógico do professor de Educação Física, Angela Maria Bessa Linhares, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Danielle Aparecida Reis Leite, José Luiz Cerqueira Falcão
  • 2020, Tese Doutorado Complexidade da Capoeira e o saber docente Ludocultural na Educação Física: um diálogo necessário, Angela Maria Bessa Linhares, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Danielle Aparecida Reis Leite, José Luiz Cerqueira Falcão
  • 2019, Monografia Graduação Marie Currie no início do século XX: tratando dos aspectos da Natureza da Ciência, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Danielle Beatriz de Sousa Borges
  • 2019, Monografia Graduação Uma década do curso de Graduação em Física - Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Pedro Donizete Colombo Júnior, Danielle Aparecida Reis Leite, Natália Bueno Leite Slade, Esdras Viggiano
  • 2019, Monografia Graduação A Educação Ambiental na Educação em Ciências e Biologia: um olhar para os recursos didáticos, Laís de Souza Rédua, Danielle Aparecida Reis Leite, Wagner Rodrigues da Silva
  • 2019, Monografia Graduação A temática ambiental e o ensino de física: um estudo a partir das considerações presentes em periódicos de ensino de física e de educação ambiental, Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva, Marcela de Moraes Agudo
  • 2019, Formação Continuada no Museu Dica: entendendo a história e construindo perspectiva dialógicas, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Milton Antônio Auth, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2018, Monografia Graduação O ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas localizadas em Uberaba-MG, Danielle Beatriz de Sousa Borges, Danielle Aparecida Reis Leite, Alex Ricardo de Oliveira
  • 2017, Monografia Graduação Física Moderna e sua inserção no ensino médio: Um olhar analítico sobre a prática dos egressos em física da UFTM e sua relação com a hermenêutica de documentos oficiais, Pedro Donizete Colombo Júnior, Danielle Aparecida Reis Leite, Ricardo Souza da Silva, Alex Ricardo de Oliveira
  • 2017, Monografia Graduação Experimentação e o ensino de eletromagnetismo: analisando os livros do PNLD 2015-2017, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Alex Ricardo de Oliveira
  • 2017, Monografia Graduação Relações e Possibilidades da tríade ciência, tecnologia e sociedade, física moderna e contemporânea e os três momentos pedagógicos: um estado do conhecimento, Nilva Lúcia Lombardi Sales, Danielle Aparecida Reis Leite, Alex Ricardo de Oliveira
  • 2016, Monografia Graduação Ciência e Religião: a maiêutica da temática sob a ótica de futuros professores na UFTM, Pedro Donizete Colombo Júnior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2015, Monografia Graduação Drogas e Prevenção: como o currículo do estado de São Paulo aborda o tema?, Taitiâny Kárita Bonzanini, Mariana Nardy, Fabiana Fassis, Romualdo José dos Santos, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2015, Monografia Graduação Objetos Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Ciências, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho, Fabiana Fassis, Heluane Aparecida Lemos de Souza, Romualdo José dos Santos, Danielle Aparecida Reis Leite
  • 2015, Monografia Graduação Ensino de ciências e objetos virtuais de aprendizagem: focalizando o tema alimentação saudável, Leandro Francisco do Carmo, Vânia Galindo, Thais Cristiane Degasperi, Danielle Aparecida Reis Leite

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (8)

  • 2023,Membro da Comissão Organizadora de Evento Científico, Universidade Federal de Itajubá, Internacional, Evento
  • 2021,, , Nacional,
  • 2021,, Online, Nacional,
  • 2020,, Online, Nacional,
  • 2019,, UFTM, Nacional,
  • 2019,, Escola Estadual Professor Chaves, Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Nacional,
  • 2017,, , Nacional,

Participação em Colegiados e Comissões (2)

  • Colegiado do Curso deGraduação em Física Licenciatura, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
  • Colegiado do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Trabalho de Fim de Curso(3)

  • A Temática Socioambiental nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo PNLD 2021, DANIELLA MORAES DIAS , 07/2023
  • TCC1, Mariana Balsante , 11/2022
  • A segunda chance de Patuyio: elaboração de um material paradidático a partir do tema “habitabilidade planetária”, Mariana Balsante , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Mestrado, CRISTIAN APARECIDO DOMINGUES BRENTEGANI, 07/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.unifei.edu.br.sigaa10 vSIGAA 4.09.07_U.124