Rogério Rodrigues é professor titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Fez sua graduação em Educação Física (UNESP), Mestre e Doutor em Educação (UNICAMP) e Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP). Atualmente encontra-se vinculado como docente nos cursos de licenciatura e como pesquisador efetivo do programa de mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade em que atua com o tema de pesquisa relacionado com a formação do sujeito nas interfaces com a cultura. Autor de artigos e ensaios relacionados ao campo educacional.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1987), mestre em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (1997) e doutor em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2004). Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2017). Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho.Tem experiência na área de Educação - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalha na linha de pesquisa: Fundamentos da Educação; Educação do corpo; Educação, Saúde e Trabalho. Desenvolveu os projetos intitulados: a) Clínica da Cultura - A educação e a crueldade: o ensino da barbárie tendo como base as práticas educativas instituídas no ambiente escolar (Projeto Fapemig Universal/2006 SHA 1929/06); b) Educação e Psicanálise As dinâmicas das práticas educativas e os mitos sobre as causas das dificuldades escolares: os problemas de aprendizagem (Projeto Fapemig Universal/2008 SHA - APQ-00070-08) e c) A educação entre as práticas e os discursos: a aprendizagem escolar e o processo de formação cultural do sujeito. (Projetos de Pesquisa em Educação Básica Acordo CAPES FAPEMIG/2013 APQ-03301-12).