O objetivo do curso é formar profissionais autônomos que refletem, tomam decisões e criam conhecimentos antes, durante e depois da prática pedagógica. Isso se justifica pela natureza complexa, singular, instável e repleta de incertezas e conflitos do processo de ensino-aprendizagem. Sua complexidade fundamenta-se pela natureza e particularidade dos conhecimentos, competências e habilidades que se pretende ensinar, o contexto em que isso ocorre, o perfil dos estudantes, nível de ensino, dentre outros. Nesse cenário formativo, o domínio do conteúdo químico ainda é elemento essencial para a formação docente. No entanto, esse deve estar em sintonia com a prática e a realidade do ensino de química da Educação Básica. Pretende-se qualificar um profissional que seja competente para fazer escolhas pedagógicas de acordo com as necessidades e a realidade da clientela por ele atendida, que esteja capacitado a fundamentar sua prática em uma opção por valores e ideias que o guie e o ajude a clarear situações e executar intervenções em todos os momentos em que for solicitado.
Sólida base de conhecimentos químicos (teóricos e práticos) para:
o Compreender os princípios, teorias, conceitos e leis da Química;
o Conhecer as propriedades físicas e químicas das substâncias químicas para entender e prever seu comportamento, reatividade, mecanismos e estabilidade;
o Dominar as técnicas básicas de laboratório, bem como de procedimentos de segurança em laboratórios;
o Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos;
o Compreender e avaliar criticamente as aplicações da Química na Sociedade.
Com conhecimentos profissionais para:
o Saber ensinar a Química;
o Conhecer sobre os estudantes e como eles/elas aprendem;
o Reconhecer os contextos de vida dos estudantes;o Conhecer a estrutura e governança dos sistemas educacionais, bem como a realidade da educação brasileira.
Com conhecimentos da prática profissional para:
o Planejar ações de ensino que resultem em aprendizagens;
o Preparar, desenvolver e avaliar materiais e recursos didáticos para o Ensino de Química;
o Utilizar tecnologias digitais da informação e comunicação;
o Criar e gerir ambientes de aprendizagem;
o Avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes;
o Conduzir práticas pedagógicos que mobilizem os conteúdos químicos para o desenvolvimento de competências e habilidades;
o Trabalhar em equipe com outros profissionais de maneira inter- e multidisciplinar;
o Realizar ações pedagógicas adequadas aos estudantes com deficiência e necessidades especiais.
Com engajamento profissional para:
o Comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
o Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes;
o Participar do projeto pedagógico da escola e da construção de valores democráticos, de igualdade e equidade educacional;
o Engajar-se com as famílias e com a comunidade para melhorar o ambiente escolar.
Alicerçados pelo princípio do educar pela pesquisa para:
o Compreender os fundamentos, objetivos, metodologias e resultados da pesquisa em Ensino de Química;
o Realizar pesquisas em educação e, em particular, em Ensino de Química;
o Promover a pesquisa na e sobre a sua prática pedagógica para resolver problemas relacionados ao ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, curso adota os seguintes princípios pedagógicos e formativos:
➢ A educação em química e/ou educação em ciência tem como um dos seus objetivos centrais a promoção da alfabetização científica dos educandos, possibilitandoos analisar criticamente as questões relacionadas à ciência na sociedade e tomar decisões fundamentadas cientificamente. Nesse sentido, entende-se que o curso deve possibilitar ao licenciando o desenvolvimento de práticas de ensino voltadas a tais perspectivas de educação.
➢ A concepção de ciência abordada no curso está fundamentada em visões contemporâneas acerca da história da ciência e da natureza de seu conhecimento, evidenciando o caráter dinâmico da ciência, suas práticas e modelos adotados, bem como suas relações com o contexto social e cultural de cada época.
➢ A complexidade dos temas que envolvem a ciência e as atuais demandas da sociedade requerem uma formação docente que contemple a interdisciplinaridade, de tal forma que o licenciando em química possa desenvolver suas práticas docentes articuladas a outros campos do conhecimento.
➢ Entende-se que os espaços educativos e de atuação do licenciando não se restringem à escola, sendo necessários conhecimentos e práticas que favoreçam ao futuro professor a compreensão das especificidades, limitações, possibilidades e interfaces entre os campos da educação formal, não formal e informal.
➢ A valorização da diversidade social, cultural e ambiental, bem como de práticas inclusivas, são pilares de uma sociedade democrática e justa, sendo, portanto, aspectos que devem fundamentar a formação docente.
➢ A atividade educativa não envolve a simples aplicação de um recurso ou método, mas requer análise e reflexão dos múltiplos aspectos envolvidos no contexto de ensino e da própria formação docente. Nesse sentido, adota-se a perspectiva do professor reflexivo como eixo condutor das práticas de ensino desenvolvidas pelo licenciando.