O curso de Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) forma profissionais com capacidade e habilidades para o ingresso na pós-graduação de química e áreas correlatas, para atuação em indústrias químicas e farmacêuticas, além do exercício da profissão em laboratórios técnicos ou de pesquisa e desenvolvimento nos setores público e privado. A formação se baseia em currículo atualizado, pensado para atender às necessidades atuais das diferentes atuações profissionais, e que foi idealizado de forma criteriosa para atender os aspectos legais das resoluções do Conselho Federal de Química e dos órgãos correspondentes do Ministério da Educação, permitindo que o Bacharel atue de forma ampla no que diz respeito a sua formação e capacidade profissional.
Para além da construção de sua sólida competência técnica e científica em química, Químicas e Químicos formados pela UNIFEI apresentam compromisso ético, social e ambiental por meio de formação interdisciplinar e indissociada da pesquisa e extensão.
As habilidades e competências dos bacharéis em Química referem-se a sua formação pessoal e profissional, relação com a compreensão dos conceitos de Química básicos, específicos e correlatas. Desenvolve-se por meio da busca autônoma por informação científica e nos diversos tipos de comunicação e expressão e no reconhecimento da qualificação e capacitação contínuas. Esses profissionais tem consciência da posição do Bacharel em Química na sociedade e suas responsabilidades tanto na atuação quanto na difusão do conhecimento adquirido. Apresentam formação sólida e abrangente, permitindo o domínio de conhecimentos fundamentais e específicos, sendo esses teóricos e práticos. Capacidade de trabalhar em equipe mesmo que multidisciplinar; Estar apto para: atividades de direção, supervisão, responsabilidade técnica, assistência técnica, consultoria, assessoria e perícia no âmbito da Química, sejam estas de docência e/ou técnico-científica; Saber representar resultados e dados técnicos da área de Química, com linguagem apropriada (científica), sejam esses resultados apresentados de forma oral ou escrita; Possuir capacidade de analisar de maneira crítica os resultados ou dados obtidos com através dos conhecimentos adquiridos e novos conhecimentos conceitos científicos e/ou tecnológicos; Refletir sobre o comportamento ético esperado pela sociedade com base na sua formação e atualizações constantes.
A proposta de formação está estruturada em 3 núcleos: Básico, Profissionalizante e Complementar. O conjunto de disciplinas do núcleo básico versam sobre os conceitos fundamentais das grandes áreas da química: Inorgânica, Analítica, Orgânica e Físico-Química, e conteúdos de Cálculo, Física, Álgebra e Geometria. A aplicação dos conceitos da química na vida profissional, bem como temas de tecnologia e fronteiras de conhecimento entre a química e outras áreas correlatas, são abordados no conjunto formado por disciplinas do ciclo profissional e uma lista de disciplinas optativas fornecem ao aluno formação complementar em áreas de vanguarda da Química. Também são tratados em algumas disciplinas aspectos das ciências humanas, focando a sociedade, as relações profissionais, as responsabilidades e éticas social e profissional. Os conteúdos foram estruturados para a condução de forma interdisciplinar. As disciplinas de caráter profissionalizante focam nos aspectos fundamentais e teóricos envolvidos em diversas aplicações da química. Nesta etapa, serão introduzidos os mais variados campos de atuação, passando por técnicas analíticas avançadas, polímeros, até a pesquisa e interpretação de processos químicos. No núcleo complementar os conceitos são trabalhados oferecendo conteúdos na fronteira do conhecimento entre a química e as demais ciências. Nesta etapa, o aluno tem condições de transitar entre diversas aplicações da química, bom como poderá aspirar novas tecnologias, tendências de mercado e inovação. Conteúdos visando a formação empreendedora, com foco na gestão e administração de projetos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Os métodos pedagógicos e instrucionais permeiam as ações do curso visando oferecer a oportunidade de formação de um(a) egresso(a) capaz de interpretar a natureza com olhar crítico e proativo e que seja instigado à aprendizagem contínua colocando em prática a criatividade no desenvolvimento profissional.
CC = 4
CPC = 3
Enade = 2
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