Projeto Pedagógico do Curso

O perfil desejado para o egresso do Curso de Engenharia Química da UNIFEI é um engenheiro com sólida formação, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da Engenharia Química ou áreas correlatas, e que saiba operar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas técnicas, e com os fenômenos físicos e químicos envolvidos na sua área de atuação. Essencialmente deve ter adquirido um comportamento proativo e de independência no seu trabalho, atuando como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social como engenheiro. A partir de uma sólida formação em ciências básicas e uma visão geral e abrangente da Engenharia Química, espera-se do egresso uma alta capacidade para a implementação das ferramentas e métodos científicos adquiridos ao longo do curso, resultando em melhorias e aumentos de produção ou redução de impactos ambientais negativos. Espera-se ainda que a formação multidisciplinar lhe permita atuar em vários setores desenvolvendo sua criatividade, iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos, bem como contribuir para o desenvolvimento de seu senso de ética profissional e responsabilidade na sociedade.

A formação do engenheiro químico na UNIFEI passa a ser fundamentada seguindo o Art. 4° das DCNs, somado às competências que foram avaliadas como específicas ao curso pelo NDE, elencadas junto com as habilidades a serem desenvolvidas.
1 - Modelar e Simular Processos: modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação. Além de prever respostas e validação de modelos.
2 – Projetista: projetar e dimensionar equipamentos e processos; conceber soluções criativas; planejar, coordenar e supervisionar tarefas.3 - Estruturar Problemas: utilizando o método científico; fazendo a identificação sistemática de problemas e análise de sistemas.
4 – Gestão: a fim de implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia. Sendo possível a gestão de projetos, de recursos e pessoas; além do empreendedorismo e inovação.
5 - Comunicação e Equipes: adquirir a habilidade de poder expressar-se adequadamente; saber utilizar tecnologias da informação e comunicação; trabalho em equipe; colaboração e convívio com as  diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua.
6 - Legislação, Ética e Qualidade: adquirindo conhecimento legal; formação ética; responsabilidade  profissional; consciência ambiental; saber identificar, analisar e aplicar métodos, padronizações e sistemas de qualidade nas indústrias químicas.
7 – Autoaprendizado: aprender de forma autônoma e conseguir se instruir de forma eficaz sobre novos conhecimentos.
8 - Otimização, Síntese e Design: utilizar ferramentas computacionais; saber otimizar, sintetizar e realizar o design de processos.
9 - Instrumentação e Controle de Processos: fundamentos de instrumentação; sensores e atuadores; análise e simulação de sistemas dinâmicos; projeto e sintonia de controladores.
10 - Reações e Reatores Químicos: aprofundamento nos processos de transformação química, avaliando mecanismos e aplicação industrial.

 

Na metodologia de ensino adotada para o curso de Engenharia Química, os conteúdos estão integrados com o objetivo de proporcionar a visão sistêmica de uma indústria química. Somente assim é possível garantir a formação técnica com visão crítica da responsabilidade social do engenheiro. Por isso, as disciplinas do curso buscam fortalecer a capacidade de desenvolver suas próprias estratégias de resolução de problemas e motivar a concepção inicial de novas ideias. As metodologias de ensino poderão envolver aulas expositivas com o auxílio de multimídia e quadro, apresentação de conteúdo, análise de problemas e atividades individuais e/ou coletivas, podendo-se utilizar de metodologias ativas tais como, sala de aula invertida, estudos dirigidos, painéis de discussão, apresentação de seminários, debates, projetos e pesquisas. Visando manter a relação entre os conteúdos abordados em sala de aula, o curso oferece aulas práticas realizadas em laboratórios de física, química e informática. Também aulas práticas em laboratórios específicos da área de Engenharia Química, tais como: Ciência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias da Indústria Química, Reatores Químicos, Análise e Controle de Processos. Com o intuito de integrar os alunos e o mercado de trabalho, o curso também oferece a oportunidade de visitas técnicas em empresas do setor. Proporciona a participação dos estudantes em palestras e seminários com profissionais da área de Engenharia Química e afins, além de permitir que estes realizem estágios suplementares (não obrigatórios). Para estimular o desenvolvimento da pesquisa e extensão também estão disponíveis, aos discentes, programas de Iniciação Científica, além de projetos institucionais e programas de extensão universitária. Para completar a formação do profissional há a obrigatoriedade do estágio supervisionado, no qual o futuro engenheiro terá a oportunidade de vivenciar experiências profissionais.

CC = 5

CPC = 4

Enade = 4

Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.unifei.edu.br.sigaa08