Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Engenharia Elétrica da UNIFEI sempre foi caracterizado como curso de “engenharia de sistemas elétricos de potência”. O foco do curso está na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas suas mais variadas etapas e funções, incluindo seus usuários finais.

O perfil dos futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica está fundamentado em dois grandes campos de atuação, representados por duas palavras-chaves: Projeto e Gestão, e está de acordo com as competências gerais para engenharia:

• Projeto: Conceber soluções nos vários contextos da Engenharia Elétrica. Compreender, representar, ensaiar, modelar e simular fenômenos e sistemas elétricos. Projetar, especificar, construir e montar sistemas e instalações elétricas.

• Gestão: Administrar, operar, controlar e manter sistemas e instalações elétricas. Gerenciar equipes técnicas. Gerenciar processos na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Otimizar a gestão de ativos das empresas. Avaliar riscos técnicos e econômicos, e compreender a complexidade do Sistema Elétrico Brasileiro.

O egresso terá uma formação técnico-científica sólida, que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística para atendimento às demandas da sociedade.

As competências a serem desenvolvidas dentro deste curso são as oito competências gerais para a Engenharia, definidas nas novas diretrizes curriculares nacionais.

  • Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.
  • Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação.
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos.
  • Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia.
  • Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.
  • Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
  • Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.
  • Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

O desenvolvimento dos componentes pedagógicos do curso teve como premissas diversos balizadores definidos com base na observância do dia-a-dia dos professores, computando deficiências e possibilidades, nas necessidades do mercado de trabalho, na pesquisa realizada com egressos e na busca constante por manter e aprimorar o papel de destaque do curso no cenário nacional. As premissas foram:

  • A carga horária da nova grade curricular deve ter em torno de 4000 horas, já incluindo os 10% de participação obrigatória em atividades de extensão, ficando próxima da carga horária da estrutura curricular anterior;
  • A nova estrutura curricular deve ser compatível com as competências desejadas para o egresso;
  • A carga horária semanal de aulas deve ter limite próximo de 25 horas-aula;
  • As disciplinas devem ser distribuídas de forma racional e concatenada ao longo do curso;
  • A estrutura curricular deve ser dotada de certa flexibilidade, de modo a permitir que o aluno possa fazer escolhas;
  • Devem ser incluídas, dentro do possível, sugestões obtidas pela pesquisa com egressos;
  • Deve haver flexibilidade na distribuição da carga horária para o docente poder adequar o seu procedimento didático/avaliativo.

A estrutura curricular contempla a racionalização da carga horária das disciplinas, reorganização de suas posições nos semestres, diversificação de metodologias ativas de ensino entre outros.

A nova estrutura curricular também possibilita aos alunos a escolha de um grupo de disciplinas, no oitavo e nono períodos, que caracterizam três subespecialidades:

  • Sistemas Elétricos de Potência (SEP);
  • Sistemas Elétricos Industriais (SEI), e;
  • Redes Elétricas Inteligentes e Energias Renováveis (RIR).

Esta escolha permite que os alunos se aprofundem, um pouco mais, em conteúdos específicos de seu interesse.

CC = -

CPC = 4

Enade = 4

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