O curso de Engenharia Elétrica da UNIFEI sempre foi caracterizado como curso de “engenharia de sistemas elétricos de potência”. O foco do curso está na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas suas mais variadas etapas e funções, incluindo seus usuários finais.
O perfil dos futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica está fundamentado em dois grandes campos de atuação, representados por duas palavras-chaves: Projeto e Gestão, e está de acordo com as competências gerais para engenharia:
• Projeto: Conceber soluções nos vários contextos da Engenharia Elétrica. Compreender, representar, ensaiar, modelar e simular fenômenos e sistemas elétricos. Projetar, especificar, construir e montar sistemas e instalações elétricas.
• Gestão: Administrar, operar, controlar e manter sistemas e instalações elétricas. Gerenciar equipes técnicas. Gerenciar processos na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Otimizar a gestão de ativos das empresas. Avaliar riscos técnicos e econômicos, e compreender a complexidade do Sistema Elétrico Brasileiro.
O egresso terá uma formação técnico-científica sólida, que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística para atendimento às demandas da sociedade.
As competências a serem desenvolvidas dentro deste curso são as oito competências gerais para a Engenharia, definidas nas novas diretrizes curriculares nacionais.
O desenvolvimento dos componentes pedagógicos do curso teve como premissas diversos balizadores definidos com base na observância do dia-a-dia dos professores, computando deficiências e possibilidades, nas necessidades do mercado de trabalho, na pesquisa realizada com egressos e na busca constante por manter e aprimorar o papel de destaque do curso no cenário nacional. As premissas foram:
A estrutura curricular contempla a racionalização da carga horária das disciplinas, reorganização de suas posições nos semestres, diversificação de metodologias ativas de ensino entre outros.
A nova estrutura curricular também possibilita aos alunos a escolha de um grupo de disciplinas, no oitavo e nono períodos, que caracterizam três subespecialidades:
Esta escolha permite que os alunos se aprofundem, um pouco mais, em conteúdos específicos de seu interesse.
CC = -
CPC = 4
Enade = 4
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