Projeto Pedagógico do Curso

O engenheiro de controle e automação é um profissional que deve ter uma formação multidisciplinar baseada nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e processos além de conhecimentos sólidos nas áreas básicas tais como física e matemática. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas alterações tecnológicas, sociais e econômicas.

Essa formação abrangente habilita o profissional a atuar em diversas áreas de trabalho nas quais as técnicas de controle e automação são utilizadas, incluindo as aplicações tradicionais nos sistemas industriais (controle e automação de processos contínuos, máquinas operatrizes computadorizadas, robôs e manipuladores robóticos, etc.) e em outras áreas, tais como, automotiva, residencial, bancária, sistemas elétricos e outros. O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, podendo ser clientes as empresas das técnicas de controle e automação bem como as empresas que fornecem os serviços de controle e automação, integração de sistemas e as que vendem/desenvolvem equipamentos para automação. Além disso, devido ao perfil abrangente do profissional e à diversidade de aplicação da automação, o graduado poderá tornar-se um empresário, desenvolvendo e gerenciando seu próprio negócio.

  As atividades típicas desse engenheiro são:

·        Concepção, especificação, configuração e instalação de sistemas automatizados e de malhas de controle;

·        Projeto e reforma de máquinas e processos não automatizados;

·        Avaliação de desempenho e otimização de sistemas automáticos em operação;

·        Análise de segurança e manutenção dos sistemas de controle e automação;

·        Integração de sistemas automatizados isolados (ilhas de automação), concebendo uma automação completa desde os sistemas de produção até os sistemas de gestão empresarial;

·        Desenvolvimento de produtos, serviços e softwares para sistemas de controle e automação;

·        Gerenciamento dos sistemas produtivos e de informações.

  • Capacidade de Resolução de Problemas
  • Capacidade de Trabalho em Equipe
  • Compreensão Holística
  • Auto-Aprendizado
  • Criatividade
  • Inteligência Emocional
  • Pensamento Crítico
  • Capacidade de Comunicação
  • Responsabilidade Social
  • Habilidades de comunicação; Idiomas;
  • Liderança;
  • Habilidade de negociação;
  • Habilidades para Tomada de Decisões;
  • Iniciativa; Auto-Confiança; Organização;
  • Habilidades para Planejamentos;
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Gerenciamento Administrativo; Econômico; Empresarial, etc.

Vários métodos de aprendizagem estão sendo empregados no curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá, por exemplo:

 

•      Aulas expositivas; Avaliações (convencionais e específicas);

•       Livros Textos; Artigos; Sites Acadêmicos e Empresariais;

•       Material complementar via meios eletrônicos;

•       Estudos de Casos;

•       Palestras com especialistas;

•       Dinâmica de Grupo;

•       Seminários; Debates; Conferências;

•       Workshops; Feiras Tecnológicas (locais e externas);

•       Projetos integradores interdisciplinares;

•       Consultorias e aconselhamentos a empresas;

•       Participações em Competições e Jogos;

•       Visitas técnicas a empresas, indústrias e universidades;

•       Avaliações das Disciplinas e do Curso.

 

 

O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Controle e Automação tem, em linhas gerais, a seguinte proposta:

 

•    Grade curricular generalista e dinâmica;

•    Redução da carga horária em sala de aula enfatizando atividades complementares;

•    Agrupamento e concentração de disciplinas afins (se possível ligadas a projetos comuns)

•      Provas multidisciplinares e interdisciplinares

•      Utilização intensiva de mídias eletrônicas;

  • Estimular o desenvolvimento de projetos, produtos e serviços por parte dos alunos.
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