O engenheiro de controle e automação é um profissional que deve ter uma formação multidisciplinar baseada nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e processos além de conhecimentos sólidos nas áreas básicas tais como física e matemática. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas alterações tecnológicas, sociais e econômicas.
Essa formação abrangente habilita o profissional a atuar em diversas áreas de trabalho nas quais as técnicas de controle e automação são utilizadas, incluindo as aplicações tradicionais nos sistemas industriais (controle e automação de processos contínuos, máquinas operatrizes computadorizadas, robôs e manipuladores robóticos, etc.) e em outras áreas, tais como, automotiva, residencial, bancária, sistemas elétricos e outros. O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, podendo ser clientes as empresas das técnicas de controle e automação bem como as empresas que fornecem os serviços de controle e automação, integração de sistemas e as que vendem/desenvolvem equipamentos para automação. Além disso, devido ao perfil abrangente do profissional e à diversidade de aplicação da automação, o graduado poderá tornar-se um empresário, desenvolvendo e gerenciando seu próprio negócio.
As atividades típicas desse engenheiro são:
· Concepção, especificação, configuração e instalação de sistemas automatizados e de malhas de controle;
· Projeto e reforma de máquinas e processos não automatizados;
· Avaliação de desempenho e otimização de sistemas automáticos em operação;
· Análise de segurança e manutenção dos sistemas de controle e automação;
· Integração de sistemas automatizados isolados (ilhas de automação), concebendo uma automação completa desde os sistemas de produção até os sistemas de gestão empresarial;
· Desenvolvimento de produtos, serviços e softwares para sistemas de controle e automação;
· Gerenciamento dos sistemas produtivos e de informações.
Vários métodos de aprendizagem estão sendo empregados no curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá, por exemplo:
• Aulas expositivas; Avaliações (convencionais e específicas);
• Livros Textos; Artigos; Sites Acadêmicos e Empresariais;
• Material complementar via meios eletrônicos;
• Estudos de Casos;
• Palestras com especialistas;
• Dinâmica de Grupo;
• Seminários; Debates; Conferências;
• Workshops; Feiras Tecnológicas (locais e externas);
• Projetos integradores interdisciplinares;
• Consultorias e aconselhamentos a empresas;
• Participações em Competições e Jogos;
• Visitas técnicas a empresas, indústrias e universidades;
• Avaliações das Disciplinas e do Curso.
O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Controle e Automação tem, em linhas gerais, a seguinte proposta:
• Grade curricular generalista e dinâmica;
• Redução da carga horária em sala de aula enfatizando atividades complementares;
• Agrupamento e concentração de disciplinas afins (se possível ligadas a projetos comuns)
• Provas multidisciplinares e interdisciplinares
• Utilização intensiva de mídias eletrônicas;