Projeto Pedagógico do Curso

O engenheiro de Controle e Automação é um profissional que deverá ter uma formação multidisciplinar nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e processos, além de conhecimentos sólidos em áreas básicas como física e matemática. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. Esta formação abrangente habilita o profissional a atuar em diversas áreas de trabalho onde as técnicas de automação se aplicam, incluindo as aplicações tradicionais nos sistemas industriais (controle e automação de processos contínuos, máquinas operatrizes computadorizadas, robóticas, etc) até aplicações em outras áreas, tais como automotiva, residencial, bancária, escritório, agrícola, sistemas elétricos, etc. o mercado de trabalho para este profissional é amplo podendo ser as empresas clientes das técnicas de controle e automação, integração de sistemas e as que vendem/desenvolvem equipamentos para automação. Além do que, devido ao perfil abrangente do profissional e a diversidade de aplicação da automação o profissional poderá tornar-se um empresário, desenvolvendo e gerenciando seu próprio negócio. As atividades deste engenheiro são: concepção, especificação, configuração e instalação de sistemas automatizados; projeto e reforma de máquinas e processos não automatizados; avaliação de desempenho e otimização de sistemas automatizados em operação; análise de segurança e manutenção dos sistemas de controle e automação; integração de sistemas automatizados isolados (ilha de automação) concebendo uma automação completa desde os sistemas de produção até os sistemas de gestão empresarial da empresa; desenvolver produtos, serviços e software para controle e automação; gerenciamento dos sistemas produtivos e das informações.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.unifei.edu.br.sigaa07