Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Itajubá, campus Itajubá, é destinado à formação de um profissional com aptidões para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação e para a aplicação das tecnologias relacionadas à Computação na solução de problemas de Engenharia para atender às necessidades e aos interesses da sociedade. Esse profissional possui capacidade técnica para atuar em áreas onde a Computação se faz presente no nível de hardware, software ou que integram ambos. A interação entre software e hardware é alcançada através de disciplinas onde os conhecimentos básicos nas áreas de programação e eletrônica digital são fundamentais. Essas disciplinas consolidam a formação do engenheiro de Computação pela aplicação simultânea dos conhecimentos relacionados às duas áreas. Além disso, o curso busca a formação do profissional não somente em termos teóricos, mas principalmente em termos práticos, através da aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades laboratoriais, onde predominam a coletividade e os trabalhos e projetos em grupos. Isso sem menosprezar a relevância da elaboração, confecção e apresentação de relatórios. De um modo geral, as disciplinas do curso de Engenharia de Computação buscam, não somente a formação técnica, como também a formação ética e social do graduando. O curso é estruturado em dez períodos letivos, sendo que um período corresponde a um semestre letivo e os dois últimos períodos são destinados principalmente às atividades complementares, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado.

São objetivos deste curso preparar profissionais qualificados para atuarem nas áreas pertinentes à Engenharia de Computação, com competências e habilidades condizentes à sua atuação profissional, a saber: domínio de conhecimentos técnicos; habilidade na resolução de problemas; capacidade de avaliação; facilidade de interação e comunicação; competência para participar e gerenciar projetos; atitude de responsabilidade; contínuo autoaperfeiçoamento. De maneira um pouco mais específica, o curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Itajubá, campus Itajubá, visa formar um profissional qualificado para: utilizar seu conhecimento na área de exatas; entender e aplicar as diferentes teorias e fundamentos da Computação; implementar e analisar programas e sistemas da área da Computação; conhecer, analisar e utilizar circuitos eletrônicos nas mais diversas situações, escolhendo entre as diferentes topologias; identificar e resolver problemas de engenharia que envolvam hardware, software ou a integração de ambos, entendendo as diferenças entre as diversas abordagens; conduzir experimentos utilizando tecnologias já estabelecidas e interpretar seus resultados; atuar em equipes multidisciplinares e multiculturais com visão empreendedora; coordenar, supervisionar e gerenciar projetos e serviços pertinentes à Engenharia de Computação como, por exemplo, a operação e a manutenção de sistemas que combinam hardware e software; aprender de forma autônoma as teorias e técnicas da sua área deatuação, ciente da legislação e dos atos normativos no âmbito do exercício da profissão; atuar na pesquisa de tecnologias relacionadas à Computação; comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

Os princípios filosófico-metodológicos do curso de Engenharia de Computação da Unifei têm por base as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Itajubá. A busca pela integração entre a teoria e a prática é contemplada principalmente em atividades de laboratório. A articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão acontecem, principalmente nas atividades complementares. A valorização das atividades do corpo discente visa promover o seu desenvolvimento técnico e social. Em um contexto geral, vários métodos de aprendizagem são utilizados ao longo do curso de Engenharia de Computação como, por exemplo: aulas expositivas com a presença de professor; aulas práticas em laboratórios dedicados visando atividades técnicas; sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas (PBL); desenvolvimento de trabalhos (pesquisa, projetos etc.) individuais e em grupos de temas específicos; desenvolvimento de softwares e hardwares; gamificação; realização de estágios; entre outras. As metodologias de ensino empregadas no curso visam o aluno como sujeito da aprendizagem e o professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. As metodologias a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em cada disciplina da estrutura curricular do curso são especificadas no respectivo plano de ensino da disciplina. Estas metodologias têm por objetivo o desenvolvimento das competências e habilidades inerentes ao Engenheiro de Computação. Além dos requisitos naturais do curso de Engenharia de Computação, que são abordados nas disciplinas profissionalizantes e específicas, as demais habilitações necessárias à formação geral de um engenheiro estão presentes em várias disciplinas e atividades oferecidas ao longo do curso. A formação ética e social é construída no decorrer da formação do graduando como, por exemplo, na realização de trabalhos em equipe e na convivência dos alunos no mundo acadêmico. A educação Étnico-racial, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, são temas abordados e trabalhados em disciplinas, bem como, assuntos sobre responsabilidade social, relações humanas, legislação e educação em direitos humanos.

CC = -

CPC = 4

Enade = 4

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