Devido a sua formação marcadamente multidisciplinar, o egresso formado no curso de Engenharia de Bioprocessos da UNIFEI poderá atuar em diferentes segmentos que fazem uso de microrganismos, enzimas, processos físicos, químicos, industriais, tecnológicos e administrativos, entre os quais podem-se destacar: indústria de alimentos e bebidas, especialmente onde os produtos são obtidos por via fermentativa; indústria farmacêutica, especialmente no ramo de biofármacos, além de vacinas e antibióticos; meio ambiente, no tratamento biológico de resíduos industriais e no controle dos níveis de poluição; na indústria química e também de biocombustíveis.
O Engenheiro de Bioprocessos da UNIFEI não deverá apenas ser qualificado a desempenhar uma função produtiva e de liderança no mercado de trabalho, mas deverá ser essencialmente um profissional de múltiplas vertentes, capaz de compreender, defender e melhorar a percepção do mundo que o cerca, compreendendo a essencialidade de ser engenheiro. Nesse sentido, o Engenheiro de Bioprocessos da UNIFEI não se atentará a utilizar somente da engenharia sistematizada, apoiada em cálculos matemáticos e considerações tecnológicas e científicas. O perfil que se pretende conceder ao Engenheiro de Bioprocessos é que se tenha uma postura, um olhar curioso e uma ação, uma intervenção nas condições concretas, pela modificação ou uso de materiais biológicos que estão à sua disposição: células, microrganismos e enzimas para o projeto de processos industriais inovadores quanto à produção de equipamentos e insumos que visem ao bem-estar social. Pretende-se que o profissional formado tenha uma formação básica adequada que sirva de alicerce à sua formação continuada, à atitude do auto aprendizado, do olhar criativo e flexível, da curiosidade e do prazer pela busca do conhecimento, de si mesmo e do mundo.
O curso de Engenharia de Bioprocessos da UNIFEI deverá fornecer as condições necessárias para que seus graduandos possam adquirir as seguintes competências e habilidades intrínsecas dessa profissão, as quais estão em consonância com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais:
1. Identificar a importância da Engenharia de Bioprocessos para a sociedade e relacioná-la a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade, como base para delinear o contexto e as relações em que a sua pratica profissional estará inserida;
2. Aplicar metodologia científica no planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnica na emissão de laudos, perícias e pareceres, relacionados ao desenvolvimento de atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de Bioprocessos e Biotecnologia.
3. Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente.
4. Administrar a sua própria formação contínua, mantendo atualizada a sua cultura geral, cientifica e técnica especifica.
5. Utilizar o rico instrumental que a informática e a tecnologia renovam incessantemente para o seu próprio aperfeiçoamento e dos profissionais sob sua coordenação.
6. Organizar, coordenar e participar de equipes de trabalho, inclusive multiprofissionais, destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, programar, implantar, executar e avaliar atividades no desenvolvimento de bioprocessos e produtos e controle de qualidade.
7. Desenvolver formas de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nos relacionamentos interpessoais e entre grupos.
8. Enfrentar os deveres e dilemas da profissão, pautando sua conduta por princípios de ética democrática, responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo e solidariedade.
9. Adotar condutas compatíveis com as legislações reguladoras do exercício profissional e do direito à propriedade intelectual, bem como com a legislação ambiental, e regulamentações federais, estaduais e municipais aplicadas a empresas/instituições.
10. Ser capaz de analisar, modelar e mimetizar os sistemas biológicos para a produção de insumos bioquímicos de interesse industrial.
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecem e reforçam atitudes de ensino e aprendizagem que farão todo esse processo se tornar menos enfadonho, mais aplicado e mais alinhado com as necessidades do mercado de trabalho em constante transformação.
Um aspecto importante a ser considerado é a constante atualização dos conhecimentos e suas aplicações. Os temas abordando novas tecnologias, como a Indústria 4.0, podem despertar grande interesse nos estudantes bem como de suas relações com a comunidade.
Seguem as várias metodologias para o processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas ao longo do programa de formação em Engenharia de Bioprocessos da UNIFEI, em consonância com as novas DCN’s: Aulas expositivas com a presença de professor; Apresentação de vídeos para auxiliar e facilitar a visualização de temas específicos; Grupos de estudos com alunos da disciplina; Sala de aula invertida; Sistema de monitoria discente; Aulas práticas em laboratórios; Elaboração de relatórios em determinadas disciplinas; Desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e projetos junto à sociedade externa; Apresentação de seminários; Curricularização de atividades de extensão; Palestras técnicas e motivacionais; Inclusão de jogos e gincanas técnicas dentro das disciplinas: gamefication; Avaliações individuais e em grupos (de natureza teórica e ou prática); Visitas técnicas; Participação em eventos científicos; Realização de estágios de férias e estágios curriculares obrigatórios.
Os métodos de ensino e aprendizagem usados em cada disciplina da grade curricular, do programa de formação em Engenharia de Bioprocessos, são especificados nos planos de ensino de cada disciplina. Esses métodos visam o desenvolvimento das seguintes habilidades, abarcadas pelas novas DCN’s descritas na Resolução CNE/CES Nº 2, de 24 de abril de 2019: Concentração e atenção; Aprimorar a expressão escrita e oral; Trabalho em grupo; Planejamento; Prática profissional; Análise de problemas e proposição de soluções; Socialização; Criatividade e avaliação crítica; Capacidade de pesquisa; Auto-aprendizado; Compreensão dos problemas sociais atuais; Senso crítico.
CC = 5
CPC = 4
Enade = 3
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