Projeto Pedagógico do Curso

O engenheiro civil graduado pela unifei é o profissional apto a atuar em todos os aspectos referentes, possui qualificação para calcular, projetar, montar, construir, executar, fiscalizar e gerenciar serviços em diversas áreas, entre elas: estruturas de concreto, elementos de fundações, estradas e transportes, saneamento, hidráulica e meio ambiente, tendo sempre em vista aspectos atuais da engenharia e o foco em tecnologias modernas e sustentáveis. o profissional poderá atuar como liberal ou em empresas públicas ou privadas, desenvolver pesquisas cientificas e tecnológicas.

Resumidamente, o Curso de Engenharia Civil pretende que seu egresso tenha formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que seja capacitado a absorver novas tecnologias e estimular a sua atuação crítica, reflexiva e criativa, na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais, com visão ética em atendimento às demandas da sociedade.

Curso de Graduação em Engenharia Civil almeja um profissional com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Terá dequada base científica para utilizar recursos da engenharia na solução de problemas de construção civil, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e organização.

O projeto pedagógico do Programa de Graduação em Engenharia Civil baseia-se na proposta de um curso inovador voltado para a sustentabilidade, no qual o aluno e o professor estejam intimamente engajados: a) na responsabilidade social e ambiental, através do conhecimento e conscientização do estudante acerca dos impactos positivos e negativos do desenvolvimento econômico, de forma a pautar suas futuras ações como engenheiro civil na sustentabilidade ambiental; b) na busca do conhecimento através da pesquisa, do questionamento crítico, do trabalho em grupo e sa utilização de ferramentas como laboratórios, instrumentação, consultas à biblioteca e aos meios eltrônicos disponíveis; c) na construção de novas propostas, projetos desafiadores e avaliação crítica de resultados; d) no compartilhamento de conhecimento e atividades com empresas, de modo a enriquecer o espaço universitário com recursos humanos e instrumentais; e) com disciplinas conscientes voltadas para a sustentabilidade.


Metodologias de ensino
Diversas metodologias para o processo de aprendizagem serão utilizadas ao longo
do curso de Engenharia Civil da UNIFEI. Dentre elas, é possível citar:
• Aulas expositivas;
• Aulas práticas em laboratório, com o intuito de desenvolver habilidades técnicas
em programação de computadores, modelagem de sistemas e gerência de
projetos;
• Desenvolvimento de trabalhos (pesquisa, projetos, etc.) individuais e em grupos
de temas específicos;
• Apresentação de seminários;
• Palestras;
• Avaliações individuais e em grupos (de natureza teórica e ou prática);
• Visitas técnicas;
• Realização de estágios.
Os métodos de ensino e aprendizagem encontram-se especificados nos planos de
ensino de cada disciplina.

A avaliação do Curso de Engenharia Civil ocorrerá de duas formas:
(1) Avaliação Externa à Universidade:
a) ENADE: Conforme calendário de avaliação nacional de cursos, os alunos participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE.
b) O resultado da avaliação externa será utilizado como parâmetro e metas para o aprimoramento do curso.
(2) Avaliação Interna à Universidade:
a) Comissão Própria de Avaliação – CPA
b) Indicadores dos cursos

Conforme a Norma para os Programas de Formação em Graduação da UNIFEI, o curso de Engenharia Civil tem quatro tipos de componentes curriculares:
1. Disciplinas,
2. Trabalho conclusão de curso,
3. Estágio supervisionado,
4. Atividades complementares.
A verificação do rendimento escolar desses componentes está estabelecida na Norma de Graduação. O sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do curso de Engenharia Civil está disciplinado por essa mesma norma.
A verificação do rendimento escolar será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento, ambos eliminatórios.



Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa03.unifei.edu.br.sigaa03