O engenheiro civil graduado pela UNIFEI é o profissional apto a atuar em todos os aspectos referentes, possui qualificação para calcular, projetar, montar, construir, executar, fiscalizar e gerenciar serviços em diversas áreas, entre elas: estruturas de concreto, elementos de fundações, estradas e transportes, saneamento, hidráulica e meio ambiente, tendo sempre em vista aspectos atuais da engenharia e o foco em tecnologias modernas e sustentáveis. O profissional poderá atuar como liberal ou em empresas públicas ou privadas, desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas.
Conforme o Art. 5º das DCNs,
“o desenvolvimento do perfil e das competências, estabelecidas para o egresso do curso de graduação em Engenharia, visam à atuação em campos da área e correlatos, em conformidade com o estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), podendo compreender uma ou mais das seguintes áreas de atuação:
I - atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os;
II - atuação em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção; e
III - atuação na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos em projetos de produtos (bens e serviços) e empreendimentos.”
As principais áreas de atuação do Engenheiro Civil egresso da Unifei estão relacionadas com os itens I e II do Art. 5º das DCNs. Esses itens contemplam atribuições relacionadas principalmente com o desenvolvimento e execução de projetos bem como a atuação na gestão e manutenção de empreendimentos.
O perfil do egresso foi definido com base nos campos de exercício profissional, na atuação dos egressos, nas demandas de mercado e nas discussões com os demais professores do curso.
Ao longo de sua formação, o aluno será auxiliado no desenvolvimento de 14 competências, sendo as oito primeiras as competências gerais das DCNs (Art. 4° da Resolução CNE/CSE N° 2 de 24/04/2019). As outras seis, específicas com a habilitação e ênfase (conforme parágrafo único do Art. 4° Resolução CNE/CSE N° 2 de 24/04/2019) foram definidas pelo NDE, conforme se segue:
Construção civil: projetar, desenvolver, organizar e gerenciar o ciclo de vida da obra, visando sua adequação e otimização econômica, técnica, legal e ambiental, por meio dos conceitos e técnicas do planejamento e gestão da obra e sua melhoria contínua, da tecnologia, comportamento, execução e aplicação dos materiais de construção e dos sistemas construtivos.
Estruturas: analisar, dimensionar e projetar estruturas a partir de métodos de dimensionamentos clássicos, atendendo às prescrições das normas brasileiras pertinentes. Detalhar e supervisionar as soluções dos principais elementos em estruturas usuais. Compreender e aplicar as prescrições das normas brasileiras relacionadas ao projeto e execução da estrutura. Identificar e compreender os fundamentos dos materiais das estruturas usuais no que se refere ao comportamento estrutural.
Geotecnia: avaliar, conceber e executar sistemas, métodos e projetos no âmbito da engenharia geotécnica. Desempenhar atividades técnicas, científicas e profissionais relacionadas às áreas de investigação de subsolo, fundações, barragens, obras de terra, estruturas de contenção, obras subterrâneas e estabilidade de taludes e encostas, entre outras que fazem uso do conhecimento da mecânica dos solos e geologia.
Hidrotecnia: conceber, projetar, planejar e gerenciar projetos de recursos hídricos e saneamento, compreendidos pelo aproveitamento e utilização de recursos naturais, tal como hidráulica de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação e drenagem e obras portuárias e costeiras, sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais e sistemas hidráulicos e sanitários prediais.
Transportes: Projetar, construir e manter a infraestrutura viária e de transportes; estudar, planejar, operar e controlar o tráfego de veículos e a integração dos vários modos de transportes; desenvolver planos e projetos com ênfase na capacidade e racionalização dos sistemas de transportes e da mobilidade urbana sustentável.
Desenvolver projetos seguros e econômicos com foco na sustentabilidade, eficiência hídrica e energética e uso racional dos recursos naturais.
Metodologias de ensino
No processo de reestruturação do curso de Engenharia Civil da UNIFEI, as novas realidades de ensino aprendizagem são o fator motivador, aliado à mudança de concepção proposto pelas DCNs, de uma abordagem conteudista para uma baseada em competências.
Neste contexto, o NDE se utilizou de duas diretrizes/metodologias:
Formação baseada em competências: para o desenvolvimento de uma estrutura coerente entre perfil do egresso, habilidades e conteúdo da estrutura curricular.
Incremento gradual na responsabilidade do aluno: as disciplinas são ordenadas para incentivar e facilitar as estruturas metodológicas de ensino de abordagens passivas para ativas, permitindo ao aluno se tornar responsável por seu processo de aprendizado.
Metodologias ativas de aprendizagem
Por metodologia ativa entende-se os processos nos quais o aluno realiza atividades nas quais ele é o ator do processo, em contraponto à passividade nas aulas tradicionais (Bonwell e Eison, 1991). As metodologias ativas podem variar em níveis de envolvimento dos alunos, complexidade das atividades e tempo de desenvolvimento delas.
As vantagens das metodologias ativas são bem documentadas na literatura, tanto quanto a melhoria no aprendizado, visando a redução da evasão, o engajamento dos alunos e melhor uso de espaços físicos da instituição. Das várias metodologias ativas disponíveis, optou-se por utilizar as listadas a seguir:
- Aprendizado Baseado em Projeto (Project Based Learning - PBL):
- Aprendizado Baseado em Problema (Problem Based Learning - PBL
- Aprendizado Baseado em Equipes (Team Based Learning - TBL)
- Aprendizado por Pares
- Ensino sob Medida
- Sala de aula Invertida (Flipped Classroom)
- Estudo de Casos
CC =5
CPC = 4
Enade = 5
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