Para a definição do perfil profissional do engenheiro ambiental formado na Unifei campus Itabira, uma investigação com os egressos do curso com o objetivo de coletar informações sobre a visão deles acerca da própria formação profissional e do mercado de trabalho. Num segundo momento, selecionaram-se anúncios de vagas de emprego de diversas agências e programas de recolocação profissional para investigar qual era o perfil profissional almejado pelas empresas para vagas de emprego na área de engenharia ambiental. Baseado nas informações obtidas, o perfil profissional do egresso é dado pela redação do artigo 5º das DCNs:
“I – atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os.
II – atuação em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção;
III – atuação na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos em projetos de produtos (bens e serviços) e empreendimentos”.
Por sua vez, as habilidades específicas (técnicas) esperadas do egresso, advindas da subdivisão de algumas das competências apresentadas, estão relacionadas às seguintes áreas de conhecimento relacionadas ao curso de engenharia ambiental:
Buscando o desenvolvimento do aluno a fim de se atingir o perfil de egresso idealizado para o curso, busca-se adotar diferentes metodologias no desenvolvimento das atividades acadêmicas, sejam elas em disciplinas ou projetos, tendo como parâmetro para a escolha a aptidão do professor, o conteúdo a ser ministrado, o espaço físico e o tempo disponível, e o perfil dos alunos para os quais a metodologia será aplicada. Dentre as metodologias podemos citar o uso de metodologias ativas de ensino, como a
aprendizagem baseada em problemas. Destaca-se também a realização de visitas técnicas e práticas de campo em diversas disciplinas, para complementar o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. O incentivo à pesquisa científica é trabalhado através de projetos de pesquisa oferecidos pelos docentes do curso, proporcionando ao aluno a oportunidade de vivenciar esse aspecto muito importante na sua formação. Além disso, o Curso de Engenharia Ambiental apresenta em sua estrutura curricular uma proposta de trilha de conhecimento em inovação e empreendedorismo, com objetivo de contribuir com o arcabouço legal da Inovação, com destaque para o Artigo 15-A da Lei de Inovação (inserido pela Lei 13.243/2016), o qual estabelece que a política de inovação deve estar em consonância com as prioridades da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a Política Industrial e Tecnológica Nacional. Atividades complementares, estágio curricular supervisionado, atividades de extensão e trabalho de conclusão de curso são atividades obrigatórias para os futuros engenheiros
ambientais do curso.
CC = 4
CPC = 4
Enade = 4
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