A partir da interpretação do elemento demarcador presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (CNE, 2019), a constituição de um curso de licenciatura em Física deve se dar de forma independente de outros cursos de graduação e com características específicas.
Isso, dada a compreensão de que a profissão docente é uma profissão com conhecimentos específicos e próprios, e para tanto, a formação do profissional para atuação neste campo deve também ser específica, de modo que o profissional egresso deste curso possa ser capaz de planejar, executar e avaliar processos de ensino e aprendizagem de física e interdisciplinares, de modo a promover uma educação em ciências ampla, atualizada e embasada nas mais recentes tecnologias e metodologias de ensino. Esse perfil está em consonância com o desenvolvimento dos grandes grupos de competências do docente da Educação Básica, segundo a Diretriz Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a educação Básica (MEC,2019).
As competências profissionais do(a) professor(a) formado(a) no curso de licenciatura em Física a distância da UNIFEI são expressos a seguir e se referem a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente. São elas:
I - conhecimento profissional;
II - prática profissional; e
III- engajamento profissional.
1°) As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as seguintes:
I - dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;
II - demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;
III - reconhecer os contextos de vida dos estudantes; e
IV - conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
2°) As competências específicas da dimensão da prática profissional compõem- se pelas seguintes ações:
I - planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
II - criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;
III - avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e
IV - conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades.
3°) As competências específicas da dimensão do engajamento profissional podem ser assim discriminadas:
I - comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
II - comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
III - participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos; e
IV - engajar-se profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.
As opções metodológicas do curso de Licenciatura em Física à distância, da UNIFEI, estão ligadas aos princípios pedagógicos da formação profissional elencados anteriormente. Nesse sentido, o curso adotará metodologias de ensino que facilitem aos licenciandos o desenvolvimento dos seus conhecimentos necessários à docência. Essas metodologias estão concatenadas com as mais recentes reflexões e propostas sobre a formação inicial de professores de física e pretende dar ênfase aos seguintes aspectos:
· Laboratório Didático Investigativo On-Line e Presencial;
· Formação para o ensino com Tecnologias Digitais de Educação e
· Comunicação;
· Formação Interdisciplinar em Ensino de Ciências;
· Ênfase na construção de Práticas Pedagógicas a partir de temas.
Esses aspectos metodológicos enfatizados dão orientação para que, ao longo do processo formativo dos futuros professores de Física, estes sejam estimulados a refletir, produzir e exercitar habilidades de ensino de física a partir desses aspectos. Nesse sentido, formação de professores de Física pretendida pelo curso de Licenciatura em Física a distância da UNIFEI se baseia em um processo formativo que vise a intensa relação entre a teoria e a prática, de forma a moldar um conjunto de conhecimentos necessários para o ensino que façam a devida relação entre esses aspectos na construção de conhecimento pelos alunos.
CC = 3
CPC = 5
Enade = 3
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