Projeto Pedagógico do Curso

As DCNs requisitam em seu art. 5º que o desenvolvimento do perfil e das competências estabelecidas para o egresso do curso de graduação em Engenharia devem ser definidos por uma ou mais área de atuação. Em seguida, apresenta três opções de áreas para definição do perfil do egresso em engenharia.

O NDE do curso de Engenharia de Controle e Automação do ICT, campus Itabira, optou por adotar os itens I e II como áreas de atuação de seu egresso, sendo que a nova matriz curricular contempla um maior esforço para garantir ao egresso uma formação mais técnica (Área I), devido às características específicas do curso, além de contemplar um menor esforço, mas não menos importante, em uma formação gerencial (Área II). Essa opção se deu no intuito de focar os esforços em uma vertente que condiz melhor com o verificado nas pesquisas com os egressos do curso, em pesquisas de mercado e nas discussões com demais professores do curso.

Desse modo, o perfil profissional do egresso é dado pela redação das áreas I e II, do artigo 5 das DCNs:

“I - Atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os.”

“II - Atuação em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção.”

O profissional, ao longo de sua formação, será auxiliado no desenvolvimento das competências:
• Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
• Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
• Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
• Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
• Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
• Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação;
• Planejar, especificar, projetar, testar e validar sistemas baseados no controle de processos industriais;
• Planejar, especificar, projetar, testar e validar sistemas baseados na integração e comunicação de sistemas de automação, conhecendo os princípios de redes e transmissão de dados;
• Implementar, escolher e testar instrumentos industriais para realizar a leitura de grandezas físicas através de transdutores, conhecendo os princípios de instrumentação e condicionamento de sinais;
• Organizar, codificar, programar, implementar e testar algoritmos para microcontroladores e controladores lógico programáveis, escolhendo os melhores processos, métodos e técnicas para o desenvolvimento do software;
• Gerenciar projetos e manter sistemas de automação industrial;
• Compreender, analisar, projetar, testar e validar circuitos elétricos e magnéticos.

O curso de Engenharia de Controle e Automação Campus de Itabira é pautado na valorização dos dois atores do processo de aprendizagem: o professor e o aluno.
A migração de responsabilidade é ponto fundamental para que o discente passe de um estágio de memorizador de conteúdo e consiga desenvolver competências com atividades cognitivas de mais alta complexidade como adaptar, transformar, descobrir, gerar e criar.
O meio encontrado para auxiliar nesse processo é através da inserção gradual e crescente de metodologias ativas na estrutura curricular. É necessário lembrar que o aluno deve possuir ou adquirir uma base ampla de conhecimentos, não sendo possível evoluir na escala cognitiva sem que o discente tenha os conceitos básicos bem estruturados em si, sendo também necessária a presença estruturas tradicionais, garantindo essa construção e solidificação da fundamentação teórica.
Essa visão é também corroborada pela instituição, quando define em seu PDI, entre os princípios estruturantes de sua atividade, os seguintes princípios para si:
• Metodologia de ensino centrada no aluno como um dos agentes ativos na construção do conhecimento.
• Projetos Pedagógicos de Curso e projetos de disciplinas e/ou atividades como maneiras de desenvolver a articulação entre teoria e prática.
• Práticas acadêmico-pedagógicas inter e multidisciplinares que incluam o uso de novas tecnologias para a educação.
• Trabalho cooperativo inter e multidisciplinar que gera competências como comunicação, expressão, flexibilidade e crítica.
• Competências, habilidades e atitudes como aspectos a serem desenvolvidos/focados por meio do trabalho com o conhecimento, as experiências e os valores que permeiam qualquer atividade acadêmica.
• Conhecimento construído por práticas didáticas planejadas, registradas, refletidas e ressignificadas por meio do compartilhamento de experiências pedagógicas.
• Docentes valorizados e assumindo a função de gestores de tempo, espaços, atividades e imprevisibilidades.

CC = 4

CPC = 4

Enade = 4

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