UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 03 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Roda de Conversa e Acolhimento Acadêmico
Ano: 2022 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 7 Público Estimado: 121
Período do Evento: 08/04/2022 a 29/04/2022
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Itajubá - MG
Espaços de Realização: Universidade Federal de Itajubá - Unifei
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 8 Quantidade de Vagas: 200
Responsável pela Ação: ISABEL CRISTINA DA SILVA ARANTES E ELIANA DE FÁTIMA SOUZA SALOMON
E-mail do Responsável: isabel.adm@unifei.edu.br
Contato do Responsável: 37991217460
Url da Acão: https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/948

Resumo

RESUMO

O presente evento, "Roda de Conversa e Acolhimento Acadêmico" é uma iniciativa da Coordenação de Orientação Acadêmica, do Centro Acadêmico e da Coordenação do Curso de Graduação em Administração do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão – IEPG/Unifei, em parceria com docentes internos e externos à instituição (professora Sônia Marise da Universidade de Brasília - UNB e psicóloga Thamyris Melo - estudante de graduação da FEPI). O objetivo consiste em criar um espaço de escuta, de acolhimento e de interação aos discentes matriculados no curso de graduação em Administração nas três últimas turmas (2020;2021;2022), em função da experiência vivida com a pandemia da Covid-19, a qual resultou no ensino retomo e, consequente, afastamento do ambiente acadêmico-universitário. A proposta de acolher os discentes se deve às observações docentes e queixas discentes acerca das dificuldades enfrentadas no retorno às atividades presenciais e possíveis desajustamentos que poderão acorrer ao longo dos semestres. Pensando nisso, criou-se a proposta de uma roda de conversa e momentos de acolhimento para orientação acadêmica, pedagógica, mercadológica, psicológica e orientação de vida aos discentes, com a finalidade de minimizar as dificuldades, equalizar os sentimentos; mediar os conflitos e oferecer um apoio de caráter acadêmico-institucional, vislumbrando um processo efetivo de ensino-aprendizagem.


Programação

PROGRAMAÇÃO

Momentos de Acolhimento (de 08/04 a 29/04):

Momento de conversa e orientação - realização de um evento discursivo no formato de roda de conversa para acolher os discentes e trocar experiências, atender dúvidas e questionamentos. Evento agendado para 08/04/2022. 

Momento de apresentação da estrutura institucional - após a roda de conversa, os discentes serão conduzidos pelos representantes do Centro Acadêmico (CA/ADM) para realizarem um tour (visita) pela universidade para conhecerem a estrutura (salas de aula; biblioteca; laboratórios, centro de vivência; institutos; restaurante universitários e demais espaços) - Evento agendado para dia 14/04/2022 junto com o trote discente; 

Momento de apresentação e debate acerca das áreas de atuação - A programação desta atividade será realizada mediante o levantamento de informações na roda de conversa, para atender às necessidades dos discentes, contando com o apoio dos professores do Colegiado do Curso de Administração. As datas e horários ainda serão definidos. 

Momento de interação - neste estágio será realizada uma dinâmica intergrupal e uma atividade de feedback para um retorno acerca das atividades realizadas. OBS: a programação será estruturada a partir da roda de conversa.   

Detalhamento da Atividade “Roda de Conversa”

19:00 – Pronunciamentos iniciais - realizada pelos alunos do Centro Acadêmico CAADM

ü  Apresentação da Instituição Universidade Federal de Itajubá - Unifei 

ü  Apresentação do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

ü  Apresentação da Diretoria do IEPG

ü  Apresentação da Coordenação do Curso de Administração (2022/2024)

ü  Apresentação do Centro Acadêmico da Administração – CA/ADM

19:15 – Breve Apresentação da Trajetória Acadêmica – realizada pelas professoras convidadas

Apresentação das orientadoras (acadêmica, pedagógica e de mercado);

ü  Profª. Isabel C. Silva (orientação acadêmica);

ü  Profª. Eliana Salomon (orientação pedagógica);

ü  Profª. Sônia Marise (orientação mercadológica);

ü  Psicóloga Thamyris Melo (orientação psicológica).  

19:30 – Roda de conversa entre docentes e discentes para acolhimento acadêmico

ü  Abertura do espaço para a participação dos discentes (perguntas, exposições, vivências e relatos);

ü  Mediação da conversa (direcionar as questões/comentários às orientadoras para comentários e respostas);

ü  Atendimento das inquietações, dúvidas e questionamentos;

ü  Provocações reflexivas.

 

20:40 – Encerramento

ü  Saudações de boas vindas;

ü   Mensagem final de acolhimento;

ü   Agradecimentos.  

OBS: As demais atividades que compõem o evento serão esboçadas e definidas a partir das informações colhidas na Roda de Conversa em 08/04/2022. 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes matriculados no curso de Administração nos anos de 2020, 2021 e 2022


Externo:

Docentes de outras instituições



Membros da Equipe

  ELIANA DE FATIMA SOUZA SALOMON
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ALINE SOARES BELLO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  GIOVANE RENO RIBEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR

  Maria Clara Campos Pereira Guimarães
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  MATEUS RODRIGUES BORBA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  ISABEL CRISTINA DA SILVA ARANTES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  SONIA MARISE SALLES CARVALHO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR
  JOAO VITOR MARIANO DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  LUANA IMACULADA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR

  NICOLE CRISTINA MOREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Tour pela Universidade 2

[Foto não Encotrada!]

Tour pela Universidade 1

[Foto não Encotrada!]

Folder Roda de Acolhimento



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