O projeto tem por objetivo central ampliar a coleta de vidro e a renda de catadores de materiais recicláveis, por meio do desenvolvimento e implementação de um sistema de coleta para grandes geradores de resíduos sólidos urbanos (RSU), no município de Itajubá. Coloca-se como meta futura a implantação de um sistema-piloto de coleta de vidro com efetiva destinação do material coletado para a indústria. O vidro é um material largamente empregado, com alto potencial de reutilização e, tecnicamente, 100% reciclável. Na prática, quando este material é descartado, vários fatores dificultam ou impedem o seu reaproveitamento, desde os riscos atrelados ao seu manuseio até sua rentabilidade, devido ao baixo valor de mercado e às distâncias entre os geradores e os pólos de reciclagem. Políticas públicas como o programa Bolsa Reciclagem e a logística reversa estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) podem apoiar a viabilidade econômica de iniciativas de reciclagem de vidro. O projeto será estruturado em três eixos que se sobrepõem e complementam: mapeamento e diagnóstico, formação e educação ambiental, planejamento e prototipagem. O processo contará com ações de educação ambiental e divulgação realizadas por profissionais do campo da cultura e das artes visando a promoção de novas práticas de descarte de resíduos e de consumo consciente. Ao final do projeto, espera-se reduzir o volume de material destinado ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil; gerar trabalho e renda para catadores de materiais recicláveis e atingir ganhos educacionais e culturais relacionados à consciência e práticas socioambientais.
Discentes bolsistas e voluntários, docentes e STAEs
Catadoras e catadores de materiais recicláveis do município, organizados ou não em associações ou grupos informais. Estima-se que o projeto alcance diretamente 25 famílias de catadores, o que equivale a cerca de 100 pessoas. Abrange também grandes geradores de resíduos sólidos urbanos (RSU) de Itajubá, como condomínios, bares e supermercados. Nas ações, encontros e reuniões, muitos trabalhadores do campo da reciclagem poderão ser consultados e incluídos no processo, além de poderem ser direta ou indiretamente beneficiados.
28/07/21 - Reunião com o senhor Ademir representante da ACARI. Participantes: Profa. Jeniffer (coordenadora), Raquel (Intecoop), Douglas e Gabriela (voluntários), Pedro, Davi, Leonardo e Felipe (bolsistas)
28/06/21 - Visita técnica ACARI Participante: Prof. Paulo, Prof. Jeniffer, Raquel e Légila (Intecoop), Douglas e Gabriela (voluntários), Davi (bolsista)
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06 vSIGAA 4.12.14_U.137