Itajubá apresenta pelo menos 40 áreas com risco alto ou muito alto para deslizamentos de encostas e inundações. Dentre as de medidas não estruturais propostas pelo poder público como estratégias de redução de riscos está a realização de um programa de educação ambiental voltado para crianças em idade escolar e a formação de lideranças comunitárias. Neste sentido, o objetivo deste projeto é implantar um programa de educação socioambiental com foco na redução de riscos hidrogeológicos em escolas públicas da rede de educação básica do município de Itajubá. Para tanto, pelo menos uma escola situada em zona de risco alto ou muito alto será selecionada. Na(s) escola(s) participante(s) serão realizadas oficinas com a participação de alunos e professores, em que serão abordados temas como noções básicas de hidrogeologia, identificação de situações de risco hidrogeológico, resposta a emergências e conservação ambiental, sempre com espaço para que a comunidade escolar apresente suas percepções sobre os assuntos abordados. Espera-se, assim, estabelecer uma cultura de segurança e redução de riscos na escola participante, bem como na comunidade em que se encontra inserida.
Discentes dos cursos de engenharia civil, ambiental ou hídrica e docentes do IRN
Alunos da educação básica do município de Itajubá matriculados em escolas públicas situadas em regiões ou próximas a regiões de risco hidrogeológico alto ou muito alto.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa05.unifei.edu.br.sigaa05 vSIGAA 4.12.14_U.167