A indústria da construção civil é um dos setores que mais emprega, sendo um dos pilares da economia do país. Por outro lado, a indústria da construção é também um setor de maior consumo de energia e produção de poluentes. A construção enxuta tem a visão de eliminar atividades sem valor agregado e se esforçar para aumentar a entrega de valor durante o processo de construção, e é considerada como tendo imenso potencial para facilitar o uso eficaz de recursos. A construção enxuta envolve a abordagem de temas como a sustentabilidade, modelagem de informações da construção, gestão da cadeia de suprimentos, industrialização da construção e gestão da segurança. A abordagem Last Planner System aplica-se ao planejamento e controle de produção baseado nos princípios da Construção Enxuta (LC). A capacitação de é essencial para implementação de LC na construção civil. O objetivo deste workshop é capacitar profissionais e discentes de Engenharia para implementar LC e aplicar o LPS para melhoria contínua da construção civil.
A capacitação será realizada em três etapas com duração total de 4 horas:
Etapa 1: Exposição de conceitos e princípios da ferramenta LPS aplicada a LC.
Será empregado recursos multimídia para apresentação do conteúdo teórico.
Etapa 2: Gamificação e simulação.
Material: Blocos de montar, cartolinas, post it, canetas coloridas e bonés coloridos.
Desenvolvimento da atividade: Será apresentado um desafio para construção de uma casa, em que as etapas de construção e as metas de estabelecidas devem ser conhecidas por todos os participantes.
A turma será dividida em duplas, identificadas por cores através de bonés que deverão ser utilizados durante a realização da atividade. Cada dupla desenvolverá uma etapa do projeto que será monitorada pelo gestor da atividade.
Para a construção da casa serão utilizados blocos de encaixar, tipo lego. Primeiramente, as equipes desenvolverão a atividade de construção de uma casa no modo de planejamento empurrado ou tradicional. Serão anotados o tempo para realização de cada etapa do processo.
Em, seguida será implementada a ferramenta LPS para controle e monitoramento do cronograma afim de atender aos princípios da LC. Para tanto, novo mapa de processo deverá ser estabelecido para gestão do projeto, bem como novo cronograma.
A medida que as etapas vão sendo cumpridas, o cronograma geral da obra vai sendo preenchido.
Etapa 3: Compartilhamento de experiência. As equipes relatarão sobre os esforços realizados para cumprir as etapas e os resultados conseguidos pelos dois métodos.
discente de engenharia e servidores
prestadores de serviço e comunidade
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.unifei.edu.br.sigaa01 vSIGAA 4.12.14_U.147