UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 03 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: II Roda de Conversa e Acolhimento Acadêmico
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 8 Público Estimado: 102
Período do Evento: 31/03/2023 a 31/03/2023
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Itajubá - MG
Espaços de Realização: Universidade Federal de Itajubá - Unifei - Auditório do IEPG
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: ENCONTRO Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: ISABEL CRISTINA DA SILVA ARANTES
E-mail do Responsável: isabel.adm@unifei.edu.br
Contato do Responsável: 37991217460
Url da Acão: https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1469

Resumo

O presente evento, "II Roda de Conversa e Acolhimento Acadêmico" é uma iniciativa da Coordenação de Orientação Acadêmica, do Centro Acadêmico e da Coordenação do Curso de Graduação em Administração do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão – IEPG/Unifei, em parceria com docentes internos e externos à instituição. O objetivo consiste em criar um espaço de escuta, de acolhimento e de interação entre os discentes ingressantes e os discentes veteranos do curso de graduação em Administração, por meio de orientações nas dimensões psicológicas, acadêmicas, pedagógicas e socioprofissionais. Como objetivos específicos pretende-se: (i) oferecer apoio e abertura pela mediação/interação professor/aluno; (ii) escutar os discentes em suas queixas, anseios, expectativas e necessidades acadêmicas; (iii) acolher os sentimentos por meio de conversas e compartilhamento de experiências; e (iv) orientar os discentes emocionalmente para a vida acadêmica e seus enfrentamentos nas dimensões psicológicas, acadêmicas, pedagógicas e socioprofissionais. A proposta de acolher os discentes se deve às observações docentes e as recorrentes queixas discentes acerca das dificuldades enfrentadas na dinâmica acadêmica. Nesses termos, o evento "II Roda de Conversa e Acolhimento Acadêmico" representa uma das iniciativas de apoio de caráter acadêmico-institucional, por meio do qual se espera atuar na minimização das dificuldades de transição do ensino médio para a ensino superior, promover a interação entre ingressantes e veteranos, acolhendo os sentimentos discentes no que tange à dinâmica universitárias, por intermédio de um espaço interativo de escuta. Espera-se ainda, com a orientação psicológica, acadêmica, pedagógica e socioprofissional, contribuir com para um processo efetivo de ensino-aprendizado no âmbito do curso de graduação em Administração. 


Programação

Detalhamento da Atividade

19:00 – Pronunciamentos iniciais – realizado pela Profª Isabel Silva (coordenadora de orientação acadêmica) e pelos alunos do Centro Acadêmico CAADM

ü  Apresentação das Atividades de Orientação Acadêmica (Ciclo 2020/2024) 

ü  Apresentação das Atividades do Centro Acadêmico da Administração – CA/ADM

19:30 – Breve apresentação dos mediadores de orientação acadêmica, pedagógica, psicológica e socioprofissional –

ü  Profª. Isabel Silva (orientação acadêmica);

ü  Profª. Eliana Salomon (orientação pedagógica);

ü  Prof. Luiz Gonzaga (orientação socioprofissional);

ü  Psicóloga Thamiris Santos (orientação psicológica).  

19:30 – Roda de conversa entre os mediadores e os discentes para acolhimento acadêmico

ü  Abertura do espaço para a participação dos discentes (perguntas, exposições, vivências e relatos);

ü  Mediação da conversa (direcionamento das questões/comentários aos mediadores para comentários e respostas);

ü  Atendimento das inquietações, dúvidas e questionamentos;

ü  Provocações reflexivas.

 

20:40 – Encerramento

ü  Saudações de boas vindas;

ü   Mensagem final de acolhimento;

ü   Agradecimentos.  


Públicos Alvo

Interno:

Discentes ingressantes e discentes veteranos do curso de graduação em Administração (IEPG/Unifei)


Externo:

Palestrantes



Membros da Equipe

  AMANDA ROSA BARBOSA FRANCISCO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ISABEL CRISTINA DA SILVA ARANTES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LUANA IMACULADA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  DAVI ACACIO LOPES SILVEIRA SARMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  THAMIRIS DANIEL DOS SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : MINISTRANTE
  ELIANA DE FATIMA SOUZA SALOMON
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  VICTOR EDUARDO DE MELLO VALERIO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  GIOVANE RENO RIBEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  TIAGO DE BRAGANCA KALLAS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR

  LUCAS VAZ DE LIMA CARVALHO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR
  BRUNA SILVA DOMICIANO
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUIZ GONZAGA MARIANO DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  ANA VITORIA CASTELUCCI GONCALVES
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Folder de Divulgação do Evento



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.unifei.edu.br.sigaa07 vSIGAA 4.09.07_U.124