Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
|
Forma de Participação: |
|
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES (11.45.10) |
Curso: |
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE/PPG-DTECS - Itajubá |
Código: |
DTS103 |
Nome: |
TECNOLOGIAS: CONTEXTOS E DIMENSÕES SOCIAIS |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Diferentes e divergentes contextos de tecnologias; Breve sociologia da tecnologia; A relação entre a organização social e a tecnologia; O ser humano, a sociedade e o desenvolvimento tecnológico na sociedade pós-industrial; Transformações tecnológicas associadas aos diversos aspectos da vida social; Diversidade de produções tecnológicas. |
Referências: |
DAGNINO, Renato. Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: EDUEPB/UNIAMP, 2010.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. São Paulo, Editora Unesp, 2001.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro, Releume Dumaiá, 1997.
LATOUR, B. Reagregando o social. Editora EDUFBA/Edusc, 2012.
|
|