UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 01 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES (11.45.10)
Curso: MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE/PPG-DTECS - Itajubá
Código: IEP0238
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Contempla conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais, contextualizada com as tendências teóricas da organização pública em tempos de processos de globalização e de redemocratização do Estado. Propõe-se explicitar os seguintes temas: as características e a organização da esfera pública; as políticas sociais como espaço de atuação do Estado contemporâneo; as modalidades de planejamento, execução e avaliação de Programas e Projetos Sociais.
Referências: ALVES, Cecília Pescatore; PIMENTA, Carlos Alberto Máximo; SOUZA, Regis de Toledo. Educação e Mediação: apontamentos teóricos para o debate sobre políticas públicas. In: Carlos Alberto Máximo Pimenta; Cecília Pescatore Alves. Políticas Públicas & Desenvolvimento Regional. João Pessoa, PB, EDUEPB, 2010, pp. 137-170. BORON, Atílio A. El Estado y Las Reformas Del Estado Orientadas al Mercado. Los desempeños de la democracia em América Latina. In: Nora Rut Krawczyk; Luiz Eduardo Wanderley (Orgs.). América Latina: estado e reformas numa perspectiva comparada. São Paulo, Cortez, 2003, pp. 19–67. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. In: Cadernos Cedes, XXI, nº 55, novembro/2001, pp. 30-41. PASTORINI, Alejandra. A Categoria “Questão Social” em Debate. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2010. THERBORN, Göran. As Teorias do Estado e seus Desafios no Fim do Século. In: Emir Sabder; Pablo Gentili (Orgs.). Pós-Neoliberalismo II: que Estado para que Democracia? Petrópolis, RJ, Vozes, 2009, pp. 79–89. 16 VIDAL, Dominique (2003). A linguagem do respeito. A experiência brasileira e o sentido da cidadania nas democracias modernas. In: Dados - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 46, nº 2, pp. 265 a 287. WANDERLEY, Luiz Eduardo W. A Questão Social no Contexto da Globalização: o caso Latino-Americano e o Caribenho. In: Robert Castel; Luiz Eduardo W. Wanderley; Mariangela Belfiore-Wanderley (Orgs.). Desigualdade e a Questão Social. São Paulo, EDUC, 1997, pp. 50–159.

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