UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 11 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (11.45.06)
Código: MPA035
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussão e análise de teorias relacionadas ao tema educação financeira (educação, alfabetização e comportamento financeiro). Aplicação de conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas próprias da Educação Financeira, nos mais diversos contextos. Como resultado prático, espera-se que os discentes, adquiram competências e habilidades para reconhecer, raciocinar, representar, comunicar e argumentar sobre o contexto de pesquisa relacionados à educação financeira.
Referências: BERNHEIM, B. D.; GARRETT, D. M. (2003). The effects of financial education in the workplace: Evidence from a survey of households. Journal of Public Economics, 87(7–8), 1487–1519. https://doi.org/10.1016/S0047-2727(01)00184 -0 CHEN, H.; VOLPE, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, 7(2), 107–128. https://doi.org/10.1016/S1057 -0810(99)80006-7 GOYAL K; KUMAR S. Financial literacy: A systematic review and bibliometric analysis. Int J Consum Stud. 2021;45:80–105. https://doi.org/10.1111/ijcs.12605. HILGERT, M. A.; HOGARTH, J. M.; BEVERLY, S. G. (2003). Household financial management: The connection between knowledge and behaviour. Federal Reserve Bulletin, 89, 309. HUSTON, S. J. (2010). Measuring financial literacy. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296–316. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. (2007). Baby Boomer retirement security: The roles of planning, financial literacy, and housing wealth. Journal of Monetary Economics, 54(1), 205–224. https://doi.org/10.1016/j.jmone co.2006.12.001 LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. (2011b). Financial literacy around the world: An overview. Journal of Pension Economics and Finance, 10(4), 497–508. https://doi.org/10.1017/S1474 74721 1000448 LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. (2014). The economic importance of financial literacy: Theory and evidence. Journal of Economic Literature, 52(1), 5–44. https://doi.org/10.1257/jel.52.1.5 LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S.; CURTO, V. (2010). Financial literacy among the young. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 358–380. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01173.x LUSARDI, A. (2019). Financial literacy and the need for financial education: Evidence and implication. Swiss Journal of Economics and Statistics, 155(1), 1. https://doi.org/10.1186/s4193 7-019-0027-5. LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. (2014). The economic importance of financial literacy: Theory and evidence. Journal of Economic Literature, 52(1), 5–44. https://doi.org/10.1257/jel.52.1.5 LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. (2017). How ordinary consumers make complex economic decisions: Financial literacy and retirement readiness. Quarterly Journal of Finance, 7(3), 1750008. https://doi.org/10.1142/S2010 13921 7500082 OECD. (2005). Improving financial literacy: Analysis of issues and policies. Paris: OECD Publishing. OECD. (2009). Financial literacy and consumer protection: Overlooked aspects of the crisis. Paris, France: OECD Publishing. OECD. (2018). G20/OECD INFE policy guidance on digitalisation and financial literacy. Paris, France: OECD Publishing. VAN ROOIJ, M. C. J.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M. (2012). Financial literacy, retirement planning and household wealth. The Economic Journal, 122(560),449–478. https://doi.org/10.1111/j.1468-0297.2012.02501.x

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.unifei.edu.br.sigaa02 vSIGAA 4.12.14_U.144