UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 16 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES (11.45.10)
Código: DTS105
Nome: ESTUDOS AVANÇADOS DE DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina propõe uma reflexão sobre as diferentes dinâmicas socioeconômicas, ambientais, culturais, políticas, espaciais e simbólicas que fazem emergir transformações à realidade brasileira, circunscrita ao campo de conhecimento interdisciplinar e correlacionadas com o desenvolvimento e as tecnologias. A perspectiva posta visa permitir imaginarmos outros desenvolvimentos para que possamos: (a) apontar caminhos à leitura crítica sobre o desenvolvimento; (b) trazer subsídios às futuras ações, práticas, avaliações e intervenções à sociedade. Estratégias para formação de um conjunto de dados sobre políticas contemporâneas de desenvolvimento que possam promover a dignidade da pessoa e da natureza.
Referências: ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. In: Leite, P.S. (org.) Reforma agrária e desenvolvimento sustentável. Brasília: Paralelo 15, 2000. ACOSTA, A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016. BAUMGARTEN, M. Ciência, tecnologia e desenvolvimento: redes e novação social. 2008. In: Parcerias Estratégicas. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, n. 26, p. 101-123. Jun. 2008. BRANDÃO, C. A impossibilidade de uma teoria geral e abstrata do desenvolvimento. Mimeo, 2008. DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: LASSANCE JR. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 90-108. EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. KOPENAWA, Davi, ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. KRENAK, Ailton: Ideias para adiar o fim do mundo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. SACHS, I. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. SANTOS, B. S. Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as Ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo, Abril Cultural: 1982. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. S. Paulo, Cia. das Letras, 2000. SHIVA, Vandana. Biodiversidade e Conhecimento Popular. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Vozes ed. Petrópolis: [s.n.], 2001. SIMAS, L.A; Rufino, L. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro, Mórula, 2018. SINGER, P. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos Avançados. v.18, n.51, p.7-22, 2004.

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