UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 04 de Novembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS E ENERGIA (11.39)
Curso: PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS/ISEE
Código: ISE0122
Nome: PROTEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SUBESTAÇÃO
Carga Horária Teórica: 31 h.
Carga Horária Prática: 14 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Parte I – Teoria Introdutória • Aspectos Gerais da Proteção • Transformadores para Instrumentos • O problema da saturação dos TCs • Relés de proteção - tecnologias • Funções básicas de proteção (50/51, 50/51N, 27, 59, 67, 67N, 87, 51BF, etc.). • Conceitos gerais de SEs de AT. • Disjuntores de MT e AT Parte II – Teoria Avançada • Proteção de Transformadores / Autotransformadores - Faltas em transformadores; - Esquemas típicos de proteção; - Proteções intrínsecas; - Relé diferencial porcentual com restrição por harmônicos; - Problemas do inrush, casamento de magnitude de corrente, ângulos de defasamento, eliminação das correntes de sequência zero; - Função diferencial em relés numéricos; - Falta à terra restrita; - Proteção diferencial de sequência negativa; - Proteção contra faltas passantes. • Proteção de bancos de capacitores e reatores. • Proteção de barramentos. Parte III - Práticas Laboratoriais: • Introdução à mala de teste. • Configurações e testes de função de sobrecorrente. • Configurações e testes de função diferencial. • Análise de transitórios em TCs: Modelagem, simulações e efeitos na proteção. • Introdução ao RTDS. • Modelos e casos de testes no RTDS. • Simulações em hardware-in-the-loop.

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