UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC119A
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( EDC119 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A pesquisa em Educação como prática social, vinculada ao campo das ciências humanas. O campo da pesquisa em Educação no Brasil: tendências históricas e perspectivas. A dimensão ético-política da pesquisa em Educação. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Educação. Pesquisas qualitativas e quantitativas. Estrutura de um plano de trabalho de pesquisa. A pesquisa em Educação em Ciências como pesquisa em Educação. O campo da pesquisa em Educação em Ciências: contexto histórico-social e político da constituição e consolidação da pesquisa e da Área em Educação em Ciências no Brasil. Bases de dados da produção científica na área da Educação e da Educação em Ciências. As linhas de pesquisa do PPGEC-Unifei: panorama e visão geral.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira, 1998. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. ECO, U. Como se faz uma Tese. São Paulo: Editora Perspectiva S. A, 2002. GAMBOA. S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ª ed, Chapecó: Argos, 2012. GATTI, B. A. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2012. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2ª ed. São Paulo Cortez, 2011. LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. NARDI, R. (Org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, p. 357-412, 2007. TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1997.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( EDC119 ) ) ATIVO 23/01/2023

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