UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES (11.45.10)
Curso: MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE/PPG-DTECS - Itajubá
Código: DTS227
Nome: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GÊNERO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Transformações Sociais e Novas Epistemologias; A América Latina e a Mulher no Ambiente Acadêmico; Globalização, Desigualdade Social e Gênero; Mulheres na Ciência, Tecnologia e Educação.
Referências: BUSTOS, T., BECERRA, A. "Situating Women Scientists with Non-Normative Gender Positions in the Colombian National System of Science and Technology". Colombia. Acta Colombiana De Psicologia. ISSN: 0123-9155. Ed: Universidad catolica de colombia. v.16, 2 p.47-54, 2013 FERNÁNDEZ RUIZ, L. Género y Mujeres académicas: ¿hasta dónde la equidad? In Ciencia, Tecnología y Género en Iberoamérica, Monografías 29 (CSIC, pp. 55–66). Madrid, 2006. GAVIRIA et al. Género y Cuidado. Teorías, escenarios y políticas. Colombia. ISBN: 978-958-781-221-3. Ed: Centro Editorial. Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia, 2018 MOSQUERA ROSERO-LABBÉ, C. Pluralismos epistemológicos: hacia la valorización teórica de los saberes de acción. Una reflexión desde la intervención social a la población. afrocolombiana desplazada. Palimpsesto, 5, 262–276, 2006. RAGO, L. M.. Epistemologia Feminista, Gênerio e Historia. MASCULINO, FEMININO, PLURAL. 1ed. Florianópolis: editora das Mulheres, 1998 VESSURI, H. & Canino, M. V. Igualdad entre géneros e indicadores de ciencia en Iberoamérica. In R. (Comp. GUBER (Ed.), El Estado de la Ciencia. Principales Indicadores de Ciencia y Tecnología Iberoamericanos/ Interamericanos (RICyT). Buenos Aires, DF, 2006.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.unifei.edu.br.sigaa05 vSIGAA 4.12.14_U.139