UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC232
Nome: TÓPICOS ESPECÍFICOS EM TEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem histórica das perspectivas teóricas e metodológicas que relacionam temas socioambientais e o campo da Educação em Ciências. Abordagens contemporâneas sobre temas socialmente relevantes no campo da Educação em Ciências. Abordagens atuais sobre temas socioambientais pelo campo da Educação em Ciências. O campo da Educação Ambiental: tendências e perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas.
Referências: ANGELI, T.; CARVALHO, L. M. Significados e sentidos de justiça ambiental nas teses e dissertações brasileiras em Educação Ambiental. Actio: Docência em Ciências. 5: 1-21, 2020. BEHREND, D. M.; COUSIN, C. S.; GALIAZZI, M.C. Base Nacional Comum Curricular: o que se mostra de referência à educação? Ambiente & Educação. 23(2): 74-89, 2018. BERRYMAN, T.; SAUVÉ, L. Ruling relationships in sustainable development and education for sustainable development. The Journal of Environmental Education. 47 (2): 104-117, 2016. BRIGGS, L.; TRAUTMANN, N.M.; FOURNIER, C. Environmental education in Latin American and the Caribbean: the challenges and limitations of conducting a systematic review of evaluation and research. Environmental Education Research. 24 (12): 1631-1654. 2018. CAMPOS, B. F.; BEVILAQUA, P.M.; SÁNCHEZ, C. Aprender com as resistências, insistir com as esperanças: de uma herança colonial à construção da utopia. Ensino, Saúde e Ambiente. Edição Especial: 412-433, 2020. CORSETTI, B. Neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil. Educação Unisinos. 23(4): 774-784, 2019. FREITAS, L. M.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria (UFSC), v. 8, n. 3, p.3-25, 2015. FREY, K.; TORRES, P.H.C.; JACOBI, P.R.; RAMOS, R..F. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da Macrometrópole Paulista – desafios e perspectivas. pp. 12- 19. Em: FREY, K.: TORRES, P.H.C; JACOBI, P.R; RAMOS, R.F. (Org.). Objetivos do desenvolvimento sustentável: desafios para o planejamento e a governança ambiental na Macrometrópole Paulista. EdUFABC, Santo André, 2020. FRIZZO, T. C. E.; CARVALHO, I.C.M. 2018. Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Edição Especial. 1: 115-127, 2018. GRANDISOLI, E.; SOUZA, D.T.P.; JACOBI, P.R.; MONTEIRO, R.A.A. (Org.). Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. IEE-USP / Reconectta : Editora na raiz, São Paulo, 2020. GRESSE, E; ENGELS, A. ODS e sociedade civil. pp. 40-54. In: Frey, K., P. H. C. Torres, P. R. Jacobi and R. F. Ramos, (Org.) Objetivos do desenvolvimento sustentável: desafios para o planejamento e a governança ambiental na Macrometrópole Paulista. EdUFABC, Santo André, 2020. MANFRINATE, R.; SATO, M; SERANTES, A. Entrelaçamentos entre justiça climática e educação ambiental: diálogos com mulheres de comunidades tradicionais do Mato Grosso e Galícia. Pesquisa em Educação Ambiental. 14: 171-191, 2019. POCHMANN, M. Estado e capitalismo no Brasil: a inflexão atual no padrão das políticas públicas do ciclo político da nova república. Educação &. Sociedade. 38(139): 309-330, 2017. SÁNCHEZ, C.; PELACANI, B.; ACCIOLY, I. Educação ambiental: insurgências, re-existências e esperanças. Ensino, Saúde e Ambiente. Edição Especial: 1-20, 2020. SORRENTINO, M. Educação Ambiental e Revolução. pp.176-179. In GRANDISOLI, E.D.; SOUZA, T.P.; JACOBI, P.R.; Monteiro, R.A.A (Org.). Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. IEE-USP / Reconectta: Editora na raiz, São Paulo, 2020.

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