UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC121
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussão de Pesquisas em Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Discussão de técnicas de coleta de dados e procedimentos de análises dos dados coletados. Discussão do processo de elaboração da dissertação de mestrado.
Referências: ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TwVDtwynCDrc5VHvGG9hzDw/?format=pdf&lang=pt CASTRO, Claudio Moura. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. In: A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 2006. CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P.; LOPES JUNIOR, J. Educação Científica em questão: a escola como produtora de cultura e sociedade. Editora Cultura Acadêmica. São Paulo, 2020. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. FONSECA, C. V.; HESSE, F. B. Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 2, p. 108-129, 2022. MERTINS, S.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M.; AMARAL-ROSA, M. P. Metanálise qualitativa sobre a pesquisa-ação na formação de professores de ciências. Comunicações, v. 28, n. 3, p. 39-53. COTTA, T. M.; ALMEIDA, W. A. de; COSTA, M. G. da. Ensino de ciências: currículo, cognição e formação de professores. Editora UEA. Manaus - AM, 2022. SILVA, F. C. ; NASCIMENTO, L. A. ; VALOIS, R. S. ; SASSERON, L. H. Ensino de Ciências como prática social: relações entre as normas sociais e o domínio dos conhecimentos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, p. 39-51, 2022. Bibliografia Auxiliar: ECO, U. How to write a thesis. MIT Press, 2015. DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 145-154, 2013. OSTERMANN, F.; REZENDE, F.. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 66-80, 2009. BAE, Y., HAND, B.M. & FULMER, G.W. A generative professional development program for the development of science teacher epistemic orientations and teaching practices. Instr Sci 50, 143–167 (2022). https://doi.org/10.1007/s11251-021-09569-y ZHANG, L., KIRSCHNER, P.A., COBERN, W.W. et al. There is an Evidence Crisis in Science Educational Policy. Educ Psychol Rev 34, 1157–1176 (2022). https://doi.org/10.1007/s10648- 021-09646-1 TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 525-541, 2015.

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