UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC119
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A pesquisa em Educação como prática social, vinculada ao campo das ciências humanas. O campo da pesquisa em Educação no Brasil: tendências históricas e perspectivas. A dimensão ético-política da pesquisa em Educação. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Educação. Abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa em Educação: estilos ou tipos de pesquisa. A pesquisa em Educação em Ciências como pesquisa em Educação. O campo da pesquisa em Educação em Ciências: contexto histórico-social e político da constituição e consolidação da pesquisa e da Área em Educação em Ciências no Brasil. Bases de dados da produção científica na área da Educação e da Educação em Ciências. As linhas de pesquisa do PPGEC- Unifei: panorama e visão geral.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 113: 39-50, julho, 2001. ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira, 1998. ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Resistência à Ciência. Pesquisa Fapesp, v. 20, n. 284, p: 17 – 21. 2019. ANDRÉ, M. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro Ed., 2005. ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 113: 7-38, julho, 2001 ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995. AZANHA, J.M.P. Uma ideia de Pesquisa Educacional. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo: 1992. BENCZE, L.; CARTER, L. Globalizing students acting for the common good. Journal of Research in Science Teaching, v. 48, n. 6, p. 648-669. 2011. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. 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Outros componentes que têm esse componente como equivalente
EDC119A - PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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