Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Tipo de Disciplina: |
|
| Forma de Participação: |
|
| Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADES (11.45.10) |
| Código: |
DTS102 |
| Nome: |
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
A disciplina localiza o tema desenvolvimento a partir das dinâmicas estabelecidas na sociedade, em perspectivas multidisciplinares, e parte da concepção de que as discussões contemporâneas sobre desenvolvimento estabelecem relações com a economia, a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, propõe abordar as seguintes questões: diferentes concepções e idéias de desenvolvimento; desenvolvimento e sustentabilidade; desenvolvimento versus crescimento socioeconômico; papel do Estado e das políticas de desenvolvimento; interferências e interfaces externas do desenvolvimento mundial: as tensões nas esferas local, regional e global. |
| Referências: |
A Crítica da Razão Indolente: Contra o Desperdício da Experiência
, Vidas Desperdiçadas |
|
|