UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 16 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC241
Nome: TÓPICOS AVANÇADOS EM DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Educação em Ciências e questões étnico-raciais, gênero, população indígena, população quilombola, orientação sexual, religião, idade, condições físicas e mentais. Estudos que tenham como foco as políticas de ações afirmativas e políticas de identidades e diferenças no contexto da Educação em Ciências. Inclusão escolar, inclusão do Público-alvo da Educação Especial, além de alunos com necessidades educacionais especiais no campo da Educação em Ciências. Tecnologias assistivas na Educação em Ciências. Decolonialidade e pedagogias decoloniais e suas relações com a Educação em Ciências. Preconceito, racismo, etarismo e capacitismo e interseccionalidades.
Referências: 1. D’ADESKY, Jacques Edgard François. Racismos e anti-racismos no Brasil. Pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2005. 2. HARACEMIV, Sonia Maria; SOEK, Ana Maria; MILEK, Emanuelle. Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos. Dialogia, p. 155-164, 2019. 3. JESUS, SUZANA C. No campo da educação escolar indígena. Curitiba: Appris, 2015. 4. MORANTE, Adélia Cristina Tortoreli; GASPARIN, João Luiz. Multiculturalismo e educação: um desafio histórico para a escola. Universidade Estadual de Maringá. 5. NASCIMENTO, Hiata Anderson; GOUVÊA, Guaracira. Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: olhares a partir do Enpec. Revista brasileira de pesquisa em educação em Ciências, p. 469-496, 2020. 6. PEREIRA, Bruna Cristina Jaquetto. “Sobre usos e possibilidades da interseccionalidade”. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 21, n. 3, p. 445-454, 2021. 7. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102. 8. SKLIAR, Carlos (Org.). A invenção da e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação e Realidade – Das diferenças. Porto Alegre: Faculdade de Educação/UFRGS, v. 24, n. 2, p.15-32, jul./dez. 1999. 9. VIEIRA JUNIOR, Ronaldo Jorge A. Rumo ao Multiculturalismo: a adoção compulsória de ações afirmativas pelo Estado brasileiro como reparação dos danos atuais sofridos pela população negra. IN: SANTOS, Sales Augusto dos. (organizador) Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. – Brasília: Ministério da Educação. UNESCO, 2005. p. 83-104.

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