UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (11.45.06)
Código: MPA009A
Nome: EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O Futuro dos Negócios; Conceitos Iniciais - Produção, Consumo e Sustentabilidade. Empreendedorismo e Inovação; Empreendedorismo Social; Negócio de Impacto Socioambiental (NIS); Conceitos Teóricos sobre NIS; Inovação Social e Inovação Frugal; Indicadores de Impacto: Econômico e Social; Conceitos Teóricos sobre Métricas de Impacto Econômico e Social.
Referências: AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI-SKILLERN, J.. Social and Commercial Entrepeurship: Same, Different and Bolth? Revista de Administração – USP. São Paulo, V. 47, N.03, jul/set 2012. 370-384p. BAKER, M. Social Business, Business as if People Mattered: Variations on aTheme by Schumacher (1973). Sustainability2015, 7, 6478-6496 p. BARKI, E.; COMINI, G.; CUNLIFE, A.; HART, S.; RAI, S.. Social Entrepreneurship and Social Business: Retrospective and Prospective Research. Revista de Administração de Empresas-FGV. São Paulo, V.55 n. 04, jul/ago 2015. 380-384p. BESSANT, J. e TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. BOSZCZOWSKI, A. K., TEIXEIRA, R. M.. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia e Gestão. V.12 , n. 29 p. 141-169, maio/ago, 2012 BORZAGA, C. DEPEDRI, S. and GALERA G. Interpreting social enterprises. Revista de Administração, São Paulo, v.47, n.3, jul./ago/set. 2012. 398-409 p. BRANDÃO, D.; CRUZ, C.; ARIDA, A.L.; Métricas em Negócios de Impacto Social: Fundamentos. São Paulo: ICE/MOVE, 2014. 15p. CASAQUI, V. Concepções e significados do empreendedorismo social no Brasil e em Portugal: crise, performance e bem comum. Observatorio Journal, vol.8 - nº2 p. 67-82, 2014. COMINI, G..Negócios Sociais e Negócios Inclusivos no Brasil: Descobertas e Aprendizados.In: Ashoka, Mapa de SoluçõesInovadoras.. São Paulo: Instituto Walmart&Ashoka, 2011. COMINI, G. BARKI, E. AGUIAR, L.T. de. A THREE-PRONGED APPROACH TO SOCIAL BUSINESS: A Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração v. 47, n. 03, p. 385-397, 2012. DEES, J. G. Social Ventures as Learning Laboratories. Boston, MIT: Innovations. 2009. DEES, J. G.The Meaning of Social Entrepreneurship. Boston, MA: Harvard Business School. 1998. DEGEN, R. J. Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Revista de Ciências da Administração v. 10, n. 21, p. 11-30, 2008. DOLABELA, F. & GORINI, M. Empreendedorismo na base da pirâmide. Rio de Janeiro: ALTA BOOKS Editora, 2014. DOWLA, A. In credit we trust: Building social capital by Grameen Bank in Bangladesh. The Journal of Socio-Economics, 35, 2006. 102–122 p. FARFUS, D. ROCHA, M. C. de S. e CARON, A. Inovações Sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007. FUJISAWA, Y.; ISHIDA, Y.; NAGATOMI, S. and IWASAKI, K. A study of social innovation concepts: A Japanese perspective. Japan Social Innovation Journal, vol. 05, n.01, 2015. 13 p. FLORY, H.; ANDREASSI, T.; TEIXEIRA, M.A.C. Políticas Públicas de Empreendedorismo para população de baixa renda: Transformando necessidades em oportunidades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v.19, n.62, jan/jun, p.20-38, 2013. KERLIN, J. A. Social Enterprise in the United States and Europe: Understanding and Learning from the Differences. Voluntas, 2006.17:247–263. KOERICH, G. V. & CANCELLIER, E. L. P. de L. Inovação Frugal: Origens, evolução e perspectivas futuras. CADERNOS EBAPE.BR-FGV, v.17; n.04; Rio de Janeiro, Out/Dez.2019. 1079-1093. KORSTEN, P. J.; LESSER, E. and CORTADA, J. W. Social business: an opportunity to transform work and create value. Strategy & Leadership.Vol. 41 No. 3 2013, 20-28p. LEONARD, A. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. PRIETO-SANDOVAL, V.; JACA, C.; ORMAZABAL, M. Towards a consensus on the circular economy. Journal of Cleaner Production. v. 179, p. 605-615, 2018 MARTIN, R. L. & OSBERG, S. Social Entrepreneurship: The Case for Definition. STANFORD SOCIAL INOVATTION REVIEW, 2007. 18p. MOLGAN, G. The processo f social innovation. INNOVATIONS: Technology, Governance, Globalization. Vol. 01, Issue, 02, 2006. 145-162 p. -MURRAY, A.; SKENE, K.; HAYNES, K. The circular economy: an interdisciplinary exploration of the concept and application in a global context. J Bus Ethics, v. 140, n. 3, p. 69–380, 2017. PEREDO, A. M. & McLEAN, M. Social entrepreneurship: A critical review of concept. Journal of World Business. 41 (2006) 56-65p. PHILLS, J.A.; DEIGLMEIER, K.; MILLER, D.T. Rediscovering Social Innovation. STANFORD SOCIAL INOVATTION REVIEW, 2008. Vol. 06, Issue 04, 15p. PRAHALAD, C. K. A Riqueza na base da Pirâmide: Como erradicar a pobreza com lucro. Porto Alegre: BOOKMAN, 2005. PRIETO-SANDOVAL, V.; JACA, C.; ORMAZABAL, M. Towards a consensus on the circular economy. Journal of Cleaner Production. v. 179, p. 605-615, 2018 RADJOU, N.; PRABHU, J. Frugal Innovation: How to do More with Less. New York: PublicAffairs, 2015. ROOSELEN, T.; TISCOKI, G. P.; COMINI, G. M.. Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Um estudo bibliométrico da Publicação Nacional e Internacional. Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Vol. 03 N. 01 jan/abr 2014, 85-105p. SANTANA, A. L. J. de M. de; SOUZA, L. M. de. (Orgs.). Empreendimentos com foco em negócios sociais. Curitiba: NTS UFPR, 2015. SINCLAIR, S. & BAGLIONI, S. Social Innovation and Social Policy – Promises and Risks. Social Policy & Society (2014) 13:3, 469–476 p. STENVENSON, H. & GUMPERT, D.E. The Heart of Entrepreneurship. Harvard Business Review, 1985. 22p. THOMPSON J. D. and MACMILLAN, I. C. Business Models: Creating NewMarkets and Societal Wealth. Long Range Planning, vol 43 2010. 291-307 p. WEINBERG, B. D., RUYTER, K. DE, DELLAROCAS , C., BUCK, M. and KEELING, D. I. Destination Social Business: Exploring an Organization's Journey with Social Media, Collaborative Community and Expressive Individuality. Journal of Interactive Marketing 27, 2013. 299–310 p. YUNUS, M. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Editora Ática, 2000. YUNUS, M., MOINGEON, B. and LEHMANN-ORTEGA, L. Building Social Business Models: Lessons from the Grameen Experience. Long Range Planning, vol 43 2010.308-325 p. YOUNG, CW, HWANG, K, McDONALD, S and OATES, C (2010) Sustainable consumption: green consumer behaviour when purchasing products. Sustainable Development, 18 (1). 18 - 31.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.unifei.edu.br.sigaa05 vSIGAA 4.09.07_U.125