UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEC - Itajubá
Código: EDC256
Nome: COLABORATIVAMENTE CONSTRUINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO-SIMBÓLICO ANTES DO SIMBÓLICO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nesta disciplina concentrada, os participantes vão colaborar resolvendo várias tarefas científicas com a finalidade de entender por quê conhecimento científico deve ser construído não-simbolicamente antes de ser representado simbolicamente. Usando o estudo de números fracionários como um estudo de caso, analisamos os problemas conceituais e processuais que estudantes da educação básica evidenciam. Exploramos uma abordagem para a aprendizagem de sentidos de frações que ontologicamente é enraizado em uma perspectiva histórico-cultural e neurocientífica que argumenta que a Álgebra vem antes da Aritmética.
Referências: POWELL, Arthur Belford. Recuando para avançar: rumo a uma abordagem do século XXI para conhecimento de fração com o Modelo-4A de Instrução. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 399-420, 2018. POWELL, Arthur Belford. Melhorando a Epistemologia de Números Fracionários: Uma Ontologia Baseada na História e Neurociência. Artigo elaborado a partir de uma palestra ministrada no dia 12 de junho de 2018 na Universidade Federal de Pará para o Ciclo de Palestras Ciências, Cultura, História, e Educação, coordenado pelos Professores Carlos Aldemir Farias da Silva e Iran Abreu Mendes. POWELL, Arthur Belford; ALI, KENDELL V. Design research in mathematics education: investigating a measuring approach to fraction sense. In: Programa de pós-graduação em educação científi ca e tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino / organizadores José Francisco Custódio...[et al.]. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. POWELL, Arthur B.; BAIRRAL, Marcelo Almeida. A escrita e o pensamento matemático: interções e potencialidades. Papirus Editora, 2006.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.unifei.edu.br.sigaa10 vSIGAA 4.12.14_U.141