UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (11.45.25)
Código: PSM04MP
Nome: MAPEAMENTO DA CADEIA DE VALOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Mapeamento de Processo e mapeamento de Falhas; Contexto Teórico do Mapeamento da Cadeia de Valor; Hierarquia do Processo e Técnicas de Mapeamento (IDEF, UML, Blueprint, Mapas de processos, Fluxogramas e maprofluxogramas.);Indicadores e Métricas; Mapeamento Lean; Mapeamento e Simulação
Referências: BÁSICA: ALMEIDA, D. A., Gestão sistêmica da produção, V Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste, Fortaleza, novembro de 1998 (www.iem.efei.br/dagoberto/artigos.htm) BARNES, R. M., Estudo de Movimentos e Tempos, São Paulo, Editora Edgard Blucher, 1982 Blackstone, J. H., Capacity management, South Western Publ., Ohio, 1989. CHEUNG, Yen; BAL, Jay. Process analysis techniques and tools for business improvements. Business Process Management Journal, vol. 4, n.4, p.274-290, 1998. FAGUNDES, L.D. Mapeamento de falhas em concessionária do setor elétrico. Gestão do conhecimento auxiliando a gestão da manutenção. Dissertação (Mestrado em Eng. Produção) Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2005. FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M.J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto alegre: 2a ed., Bookman, RS, 2000. HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993. HUNT, V. D. Process mapping: how to reengeneer your business processes. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1996. JOHANSSON, H. J. Processos de negócios. São Paulo: Pioneira, 1995. LEAL, F.Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional. Dissertação (Mestrado em Eng. Produção) Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2003. MASKELL, B. H., Performance measurement for world class manufacturing, Productivity Press Inc., Connecticut, 199. NAZARENO, R. R.; RENTES, A. F.; SILVA, A. L. da. Implantado técnicas e conceitos da produção enxuta integradas à dimensão de análise de custos. Anais do ENEGEP 2001, Salvador/BA. NICHOLAS, J. M., 1998, Competitive Manufacturing Management: Continuous Improvement, Lean Production, Customer-focused Quality Irwin McGraw-Hill, New York, USA. OSTRENGA, M. R.; OZAN, T. R.; MCLLHATTAN, R. D.; HARWOOD, M.D. Guia da Ernst & Young para Gestão Total dos Custos, 1993. Rezende, A. L. R., A velocidade do fluxo produtivo: análise conceitual e elementos de gestão, dissertação de mestrado do Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá, 1997. ROTHER, M., SHOOK, J., Aprendendo a Enxergar, Lean Institute Brasil, SP, 2003 SANTOS, L.C. Projeto e análise de processos de serviços: avaliação de técnicas e aplicação em uma biblioteca. Dissertação submetida ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. SANTOS, L.C.; VARVAKIS, G. Servpro: uma técnica para a gestão de operações de serviços. Revista Produção, vol.12, n.01, 2002. SINK, D. Scoot, TUTTLE, Thomas C., 1993, Planejamento e medição para a performance Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, Brazil. SOLIMAN, F. Optimum level of process mapping and least cost business process reengineering. International Journal of Operations Production Management, p.810-816, 1999. TSENG, Mitchell M.; QINHAI, Ma; SU, Chuan-Jun. Mapping Customers Service Experience for Operations Improvement. Business Process Management Journal, vol. 5, n.1, p.50-64, 1999. WOMACK, J., JONES, D., ROOS, D. (1990), The Machine that Changed the World, Rawson Associates, New York, NY, pp.139-68.

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