Ementa/Descrição: |
Exclusão Social: As noções de Discriminação, Preconceito e Estereótipos. Inclusão Social: Valores, Democracia e Direitos Humanos. A dialética inclusão/exclusão nas dimensões de raça-etnia, classe / condição social, gênero e aspecto físico. Estudo das deficiências, desde a evolução do conceito, passando pelos diversos tipos de comprometimentos apresentados nos diferentes quadros de desenvolvimento. Trabalho do professor junto às pessoas com deficiência, no que diz respeito à inclusão social e escolar. As viabilidades e dificuldades inerentes ao planejamento e condução de situações inclusivas de ensino e recentes pesquisas relacionadas ao tema da educação em ciências e da inclusão escolar. |
Referências: |
ARAÚJO, U. & AQUINO,J.G. Os direitos humanos na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2001.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Ed. Moderna, São Paulo, Coleção Cotidiano escolar, 96 p., 2003.
MASINI, E. F. S. A educação de pessoas com deficiências sensoriais: algumas considerações. In: Do sentido, pelos sentidos pra o sentido: o sentido das pessoas com deficiências sensoriais. Editora Vetor,2002.
SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999. |