UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC113
Nome: TEORIAS DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina aborda as principais tendências do processo de ensino-aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sócio-cultural; O impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação sobre as teorias de aprendizagem; Teorias cognitivistas de aprendizagem estabelecendo relações entre elas e analisando as suas implicações para o ensino de Ciências.
Referências: COLL, M. e MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. COLL, C.; MARTÍN, E.; MAURI, T.; MIRAS, M.; ONRUBIA, J.; SOLÉ, I.; ZABALA, A. O Construtivismo na Sala de Aula, Ática, 2009. DUARTE, N. Sobre o Construtivismo. Editores Associados, 2010. DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas - SP: Autores Associados, 2007. 115 p. JEAN-PIERRE A. Como as Crianças Aprendem as Ciências. Instituto Piaget, 2009. MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1986. MORAES, R. (Org), Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, EDIPUCRGS, 2000. MOREIRA, M.A. Teorias da Aprendizagem, EPU, 2010. SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 396p. VIGOTSKI, L. S. Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Martins Fontes, 2012. VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010. VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09 vSIGAA 4.12.14_U.141