UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC216
Nome: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina objetiva abordar a educação ambiental de uma perspectiva crítica e reflexiva, buscando compreender o modelo de relação ser humano-natureza constituído historicamente e sua relação com a atual crise ambiental. Para tanto, serão abordados temas relacionados ao histórico da educação ambiental; seus pressupostos filosóficos e políticos; a imprescindível relação entre a temática ambiental e o compromisso da educação e temas atuais como globalização e sustentabilidade. Também serão apresentados fundamentos e tendências teórico-metodológicas da educação ambiental
Referências: ADORNO, T.W. e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos, tradução Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985 BONOTTO, D. M. B. Educação Ambiental e Educação em Valores em um programa de formação docente REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7, 2008, p. 313-336.
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