UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 15 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (11.45.11)
Código: EDC123
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Articulações entre abordagens epistemológicas e perspectivas metodológicas na Educação em Ciências. Abordagens e tipos de pesquisa: aprofundamento teórico-metodológico sobre o campo da pesquisa em Educação e Tecnologias. Procedimentos éticos na pesquisa em educação. A escrita científica: dimensões formais e estéticas. A produção da pesquisa em nível de mestrado: a escolha do tema, a problematização e definição da dissertação. Projeto de pesquisa em nível de mestrado: justificativas e delineamento do problema, delimitação da dissertação, revisão da literatura. Análise e discussão dos projetos de pesquisa em nível de mestrado da linha de pesquisa em Educação e Tecnologias.
Referências: 1. BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1999. 2. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 3.CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 4.DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. 5. ECO, H. Como se faz uma tese. 9 ed. São Paulo: Perspectiva, 2020. 6. GHENDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 7. MARQUES, M. O. Escrever é preciso, o princípio da pesquisa. São Paulo: Vozes, 2011. 8. MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 9. NERES, M. Epistemologia das ciências humanas: uma abordagem hermenêutica. Maringá: Viseu, 2024. 10. YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

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