MINICURSO “CONTAMINAÇÃO DO SOLO E RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA”

O Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH), por meio da aprovação de proposta em Edital 01/2018 PRPPG/SRI, receberá, nos dias 19 a 28/08/2018, o professor e pesquisador espanhol, Francisco José Martín Peinado.

Prof. Francisco é titular da Universidad de Granada, Espanha, desde 2007, na área de Edafología (ciência que avalia e estuda solos de modo a entender a sua relação com a natureza e organismos que dele dependem) e Química Agrícola. Atua há 19 anos na atividade docência, nas áreas de Biologia e Ciências Ambientais, com ênfase no meio físico, métodos de estudo do meio ambiente e técnicas de avaliação, gestão, conservação e recuperação de solos, gestão e restauração da biodiversidade. Participa de vários projetos relacionados a estudos de toxicidade, contaminação e recuperação de solos contaminados. Ministrou palestras e cursos em grandes universidades, e suas publicações envolvem 7 livros, 10 capítulos de livros e 61 artigos nas áreas de Ciência do solo e Meio Ambiente e afins.

Atualmente coordena equipes que avaliam o efeito da toxicidade por metais pesados em áreas contaminadas, em longo prazo, pelo grande desastre ecológico ocorrido na mina de Aznalcóllar, em Servilha, na Espanha, em 1998. Este desastre foi considerado um dos maiores ocorridos no mundo e, até hoje, o acompanhamento das áreas afetadas se faz necessário. Pode-se comparar, em termos de impacto ambiental, ao desastre ocorrido em Mariana, Minas Gerais, em 2015.

Os trabalhos desenvolvidos por ele e sua equipe utilizam de bioensaios em solos contaminados por metais pesados, com ênfase no efeito das propriedades do solo sobre a disponibilidade dos poluentes e suas implicações ecotoxicológicas.

Para detalhamento de sua produção científica, consultar o link a seguir:

Para os dias 22 e 23/08/2018, Prof. Francisco ministrará, em espanhol, no miniauditório do Centro de Estudos em Qualidade Ambiental (Cequam), um minicurso intitulado “Contaminação do solo e restauração ecológica”, onde abordará assuntos relacionados às suas atividades acadêmicas e de pesquisa nessa importante área.

Conteúdo geral:

1. Contaminación del suelo. Conceptos generales. Influencia de las propiedades del suelo. Normativa básica. Bioensayos de toxicidad.

2. Caso real: El accidente de la mina de Aznalcóllar (Sevilla, España). Contaminación y recuperación de suelos afectados por metales pesados.

3. Restauración ecológica. Conceptos generales. Indicadores de calidad del suelo. Estudio de casos.

4. Restauración de sistemas intensamente antropizados. Erosión y ciclo del agua. Recuperación de suelos y agricultura de conservación.

O minicurso será oferecido, gratuitamente, nos períodos da manhã (início às 9 horas) e tarde (início às 14 horas), perfazendo um total de 15 horas. Os alunos do MEMARH que realizarem o minicurso poderão solicitar ao colegiado do curso, por meio de justificativa e apresentação do certificado, a equivalência de 01 (um) crédito.

A vinda do referido professor ao programa de pós-graduação proporcionará o fortalecimento do convênio já existente entre Universidad de Granada e Universidade Federal de Itajubá e a possibilidade de formação de recursos humanos como programas de doutorado e estágios pós-doutorais de docentes.

A internacionalização é uma das exigencias da Capes e a vinda desse professor pode ampliar os temas de pesquisa dos docentes e alunos, dentro de uma abordagem holística de contaminação ambiental (solo, água e ar) e metodologias de avaliação e acompanhamento.

Para a inscrição no minicurso gratuito, preencher o formulário disponível no link:

Notícia cadastrada em: 09/08/2018 09:31
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.unifei.edu.br.sigaa03