Banca de DEFESA: ALESSANDRO JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO JOSÉ DA SILVA
DATA : 10/12/2025
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/ykw-jtce-esz
TÍTULO:
Caracterização de efeitos ambientais no desempenho de células solares bem como sua modelagem e ajustes.

PALAVRAS-CHAVES:
Energia Solar PV; Modelagem de Células Solares; Extração de Parâ-
metros; Evolução Diferencial; Meta-heurísticas.

PÁGINAS: 180
RESUMO:
O crescente interesse em energia solar fotovoltaica (PV) exige uma compreensão aprofundada do desempenho dos módulos em condições de operação que exigem das condições padrão de teste. Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia robusta para a caracterização e modelagem do comportamento elétrico de quatro tecnologias distintas de módulos PV: silício monocristalino (mSi), telureto de cádmio (CdTe), disseleneto de cobre, índio e glio (CIGS) e heterojunção (HIT). O objetivo principal foi investigar a dependência das cinco configurações do modelo de um único diodo (SDM) em função da irradiância e da temperatura. Para isso, foram utilizados dados experimentais de curvas de corrente tensão (𝐼𝑉 ) e um algoritmo de otimização meta-heurística, a Evolução Diferencial Auto Adaptativa (SADE), para extrair as interrupções do modelo com alta precisão.
Os resultados demonstram que a corrente de saturação do diodo (𝐼𝑠) e a resistência em série (𝑅𝑠) aumentam com a elevação da temperatura em todas as tecnologias, enquanto a corrente fotogerada (𝐼𝑝ℎ) e a tensão de circuito aberto (𝑉𝑜𝑐) apresentam dependência predominantemente linear e inversa à temperatura. A resistência em paralelo (𝑅𝑠ℎ) diminui com o aumento da temperatura e da irradiância, diminuindo maior ativação de caminhos de fuga de corrente. Verificou-se que as tecnologias HIT e CIGS apresentam maior estabilidade térmica, o que resulta em menor variação de suas configurações e, consequentemente, em desempenho mais consistente em temperaturas elevadas. Em contrapartida, o silêncio policristalino mostrou-se mais vulnerável às variações de irradiância. A análise quantitativa da dependência paramétrica permitiu a criação de uma matriz de resposta específica para cada tecnologia.
Concluímos que o algoritmo SADE é uma ferramenta eficaz para a proteção de parâmetros PV. As descobertas deste estudo importantes significativamente para a literatura, forneceram dados quantitativos específicos para a especificidade de modelos de simulação e para aprimorar o projeto e a otimização de sistemas PV operando em condições climáticas reais.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1315678 - RERO MARQUES RUBINGER
Externo ao Programa - 3695760 - ADHIMAR FLAVIO OLIVEIRA - UNIFEIExterno ao Programa - 1817389 - ALAN BENDASOLI PAVAN - UNIFEIExterna ao Programa - 1029909 - MARCIA REGINA BALDISSERA RODRIGUES - UNIFEIExterna à Instituição - CAROLINE PIEDADE FELIX - INSPER
Externo à Instituição - JOÃO IDER SILVA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 06/11/2025 10:07
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.unifei.edu.br.sigaa07