Processo de autoavaliação: contribuições para a avaliação e o acompanhamento dos programas de pós-graduação de uma instituição de ensino superior
Autoavaliação. Avaliação da Pós-Graduação. Pós-Graduação stricto sensu. Avaliação Institucional, CAPES.
A pós-graduação brasileira busca constantemente modelos avaliativos mais abrangentes. Nesse contexto, a autoavaliação (AA) destaca-se como critério fundamental para a permanência dos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu, promovendo melhorias internas e o alinhamento às diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este trabalho investiga as práticas de AA em PPGs profissionais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), visando aprimorá-las e alinhá-las às expectativas da CAPES. Os objetivos específicos são: analisar o contexto da pós-graduação brasileira e os critérios avaliativos referentes à AA; descrever e analisar as práticas de AA nos PPGs profissionais da IES e em um programa de referência; mapear documentos e normativas da CAPES sobre AA, estabelecendo critérios para comparação e validação; e propor melhorias nas práticas de AA, com base na literatura, nas orientações da CAPES e em boas práticas. A metodologia, qualitativa, exploratória e descritiva, utiliza um estudo de caso múltiplo com cinco PPGs da IES e o programa referência. A análise documental abrange legislação, normas, orientativos da CAPES, documentos institucionais e informações públicas da Plataforma Sucupira. Os resultados demonstram heterogeneidade na implementação da AA, variando entre estágios iniciais e práticas mais consolidadas. A comparação com o programa referência revela a importância do alinhamento da AA ao planejamento estratégico, da participação dos stakeholders, de relatórios consistentes, divulgação e do uso dos resultados para melhoria contínua. Além disso, o estudo propõe um quadro analítico com doze itens e características para avaliação das práticas de AA, classificadas em quatro estágios de maturidade. A pesquisa contribui para o avanço do conhecimento sobre AA em PPGs, oferecendo uma metodologia para análise e aprimoramento dos processos, fortalecendo a autoavaliação na pós-graduação.