Banca de DEFESA: MARIANA ALVES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA ALVES RIBEIRO
DATA : 12/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório da PRPPG
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DOIS CONTEXTOS


PALAVRAS-CHAVES:

educação científica; tecnologias educacionais; educação midiática; formação docente.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Diante da cultura digital e da popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a sociedade se depara com novos desafios. Nesse cenário, a articulação entre a alfabetização midiática e informacional (AMI), a educação científica e a educação cidadã mostra-se cada vez mais necessária. Compreendendo que a escola e os(as) professores(as) são elementos centrais nesse processo e que grupos formativos são desenvolvidos em diferentes países com o intuito de preparar educadores(as) para os desafios do século XXI, voltamos nosso olhar para dois grupos distintos: o primeiro, formado por professores participantes de comunidades de prática, em Portugal; e o segundo, formado por professores ingressantes no Projeto Sabiá (sul de Minas Gerais, Brasil). O objetivo desta pesquisa é compreender as práticas sociais de professores(as) brasileiros(as) e portugueses(as) para busca e compartilhamento de informações nas redes, considerando seus efeitos para a educação científica e cidadã dos estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados qualitativamente. Como resultados, em ambos os contextos, foi possível observar que os(as) professores(as) utilizam as redes mais frequentemente de modo profissional que pessoal; apresentam algumas percepções conflitantes acerca das possibilidades e dos desafios das tecnologias e das mídias digitais; não trabalham a AMI em sala de aula como um tema curricular específico, apesar de abordarem, em algumas situações didáticas elementos que remetem a essa alfabetização. Com base nesses resultados, consideramos que as práticas sociais de professores(as) portugueses(as) e brasileiros(as) para busca e compartilhamento de informações nas redes apresentam semelhanças e diferenças, decorrentes também das diferenças contextuais e de políticas públicas de incentivo à inserção das TDIC no contexto educacional. Também consideramos que as ações sociais dos(as) professores(as) nas mídias não necessariamente influenciam suas práticas pedagógicas, o que ressalta a importância de grupos formativos, como os investigados, que se movam na perspectiva de aprimorar não somente as ações pedagógicas docentes mas também individuais dos(as) professores(as) enquanto cidadãos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1765572 - ALESSANDRA RODRIGUES
Interna - 1114128 - CLAUDIA ELIANE DA MATTA
Externo à Instituição - PEDRO GUILHERME ROCHA DOS REIS - ULISBOA
Notícia cadastrada em: 16/01/2025 09:50
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09