Banca de DEFESA: ALEXANDRE DO PRADO CALDAS SERAFIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE DO PRADO CALDAS SERAFIM
DATA : 08/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/yrg-wjsf-equ
TÍTULO:

Quando o cientista fala de si e do seu trabalho para estudantes da Educação Básica: uma atividade de divulgação científica sob a ótica da sociologia da ciência


PALAVRAS-CHAVES:

visões de ciência, sociologia da ciência, divulgação científica


PÁGINAS: 135
RESUMO:

O projeto de extensão denominado “Hoje vi um cientista” promove encontros na universidade entre cientistas e estudantes da Educação Básica, no intuito de que essa aproximação possa favorecer uma percepção mais real sobre o trabalho na ciência e sobre o cientista. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar as ideias sobre o fazer ciência e o trabalho cientista expressas pelos pesquisadores durante os encontros e analisar quais dessas ideias são relatadas pelos alunos participantes das atividades desenvolvidas pelo projeto. Pretende-se, com isso, responder à seguinte questão: que aspectos do fazer ciência e do trabalho do cientista manifestam-se em atividades de divulgação científica (DC) voltadas à aproximação de cientistas e estudantes? O método empregado abrangeu as seguintes etapas: a) Observação não participativa das atividades do projeto de extensão “Hoje vi um cientista” e compilação de dados em forma de diário de campo; b) Coleta das produções textuais dos alunos que participaram do encontro com o cientista; c) Tratamento dos dados por meio da Análise Textual Discursiva. A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa e se utilizou do viés da Sociologia da Ciência (SC), em específico dos trabalhos de Bruno Latour, com o objetivo de responder à questão levantada por esta pesquisa. Para este trabalho, utilizamos os dados coletados em 11 encontros realizado no contexto do projeto “Hoje Vi um Cientista” e 144 produções textuais de estudantes de participaram desses encontros. A análise revelou que foram expressas pelos pesquisadores ideias sobre o trabalho coletivo na ciência, o papel dos equipamentos na produção dos dados (inscritores), a importância do currículo e credibilidade do pesquisador, o financiamento de pesquisas, e a preocupação com a representação pública da ciência. Já nas análises das produções dos alunos, verificamos ideias como o fomento para a pesquisa científica, a ciência produzida dentro e também fora do laboratório, e o trabalho coletivo na pesquisa. Pode-se concluir que nestas atividades de DC os alunos captam algumas ideias sobre o fazer ciência que os cientistas expressam em seu discurso. No entanto, verificamos que os cientistas ainda expressam pouco sobre os aspectos sociais que influenciam o fazer científico, levando aos estudantes um discurso mais educacional sobre conceitos e métodos da ciência que desenvolvem. Apesar de algumas limitações, evidenciamos que atividades de DC dessa natureza contribuem para a formação de um aproximação da sociedade com a ciência e os cientistas de nossa universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3062641 - EVANDRO FORTES ROZENTALSKI
Interna - 1998676 - JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GRACIELLA WATANABE - UFABC
Notícia cadastrada em: 07/09/2025 21:45
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.unifei.edu.br.sigaa09