PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA ESCOLA: articulando formação docente e currículo
pesquisa e inovação responsáveis; currículo; formação docente; educação básica; tecnologia educativa
A Pesquisa e Inovação Responsáveis, também conhecida pela sigla em inglês RRI (Responsible Research and Innovation), é uma abordagem de investigação criada pela Comissão Europeia em 2011, visando à colaboração entre as diferentes esferas da sociedade para uma cidadania responsável. Sua articulação com a educação é recente, especialmente no contexto brasileiro. Todavia, a RRI pode oferecer possibilidades para trabalhar, na formação continuada de professores, as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) e a pesquisa de forma articulada com o currículo. Nesse cenário, o objetivo geral deste estudo é compreender os desafios e as potencialidades de articulação da RRI ao currículo escolar do Ensino Médio em uma experiência de formação continuada que incorpora o uso das TDIC. A pesquisa, de caráter qualitativo e realizada no contexto de um macroprojeto em andamento, constituiu-se, até o momento, pelo levantamento bibliográfico sobre RRI e formação docente e pelo acompanhamento das ações formativas realizadas na escola participante do macroprojeto. Os dados foram coletados por meio de diários de campo da pesquisadora, gravações de áudio e vídeo dos encontros de formação, questionários aplicados no âmbito do macroprojeto, entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores e produções coletivas realizadas durante as formações. Os dados ainda estão em fase de organização e análises preliminares. Com este estudo, espera-se contribuir com novas perspectivas sobre a integração da RRI ao currículo, juntamente com a formação continuada, adensando as produções acerca do tema.