Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELENE DE SALES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELENE DE SALES COSTA
DATA : 26/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Libras - CEDUC
TÍTULO:

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: análise das práticas de acesso e compartilhamento de conteúdo acadêmico-científico na web


PALAVRAS-CHAVES:

educação científica, alfabetização midiática e informacional, ensino superior.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

A cultura digital transformou profundamente o acesso, a produção e o compartilhamento de informações, tornando as mídias e as plataformas digitais protagonistas na construção do conhecimento. Nesse ecossistema informacional, a capacidade de avaliar criticamente fontes, interpretar evidências e comunicar resultados científicos tornou-se competência necessária em todas as áreas, especialmente para os trabalhadores da área da saúde, pois tomar decisões clínicas e realizar orientações à população depende de que estes profissionais identifiquem, avaliem e comuniquem corretamente as informações científicas, baseando-se em evidências confiáveis. Ao encontro dessa necessidade, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e a Educação Científica articulam saberes, habilidades e atitudes necessárias para enfrentar a desinformação, promover pensamento crítico e fomentar práticas éticas de compartilhamento de conteúdo. Este trabalho pretende analisar, a partir dos conceitos de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e de Educação Científica, as práticas de acesso, compartilhamento e produção de conteúdos acadêmico-científicos por estudantes de cursos presenciais de Medicina e Enfermagem da microrregião de Itajubá. Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa apoiado na aplicação de questionário com perguntas fechadas a estudantes do último ano desses cursos. Objetiva-se caracterizar fontes e plataformas preferenciais, canais de compartilhamento e estratégias de produção de conteúdo adotadas pelos discentes. A revisão da literatura realizada aponta escassez de investigações conjuntas sobre AMI e educação científica no ensino superior e revela um paradoxo: alta proficiência instrumental no uso de tecnologias digitais contraposta a fragilidades nas habilidades críticas, avaliativas e produtivas - o que parece coincidir com os dados coletados e analisados parcialmente até o presente momento. Esses achados motivam a análise das práticas locais e a proposição de ações para a formação profissional, ressaltando a necessidade de integração transversal da AMI e da educação científica nos currículos para fortalecer o pensamento crítico, a curadoria de evidências e a comunicação responsável de informações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1765572 - ALESSANDRA RODRIGUES
Interna - 1114128 - CLAUDIA ELIANE DA MATTA
Externa à Instituição - ALEXANDRA BUJOKAS DE SIQUEIRA - UFTM
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 14:05
SIGAA | DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação - (35) 3629-1080 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.unifei.edu.br.sigaa06